Vale a pena investir em imóveis?

0 Shares
0
0
0

Nos últimos anos, o número de pessoas interessadas em comprar um imóvel para investimento cresceu. Segundo levantamento do FipeZap, no final do ano passado 42% dos brasileiros pretendiam comprar um imóvel, sendo 12% deles para investimento no mercado imobiliário. O percentual dessa pesquisa mostra o quanto o mercado imobiliário está em alta, pois ele se manteve acima da média histórica da intenção de compra, que era 38%.

Muitos ainda se perguntam se vale a pena investir em imóveis, e a resposta dos nossos especialistas é sim, vale a pena, pois os imóveis são um dos investimentos mais rentáveis que existe, tendo como valorização média anual de 15% a 20%. Além disso, esse é um dos investimentos mais seguros que existem, principalmente a longo prazo.

Esse investimento pode ser feito de diversas formas, como a compra para locação e também para a revenda. A locação pode ser feita de todos os tipos de imóveis, desde comerciais a residenciais, e também imóveis para locação na temporada, onde a procura é grande durante os períodos de férias, principalmente para quem investiu em um imóvel na praia. 

Para quem busca economizar durante o investimento, existe também a possibilidade de comprar um imóvel na planta, pois ele se valoriza ainda mais depois de pronto, garantindo um retorno mais “rápido” para quem investe na revenda dos imóveis e também um aluguel mais “caro” para quem tem o objetivo de investir em imóveis para locação. 

Vale lembrar que esse é um investimento de longo prazo e que o valor do bem não ira se multiplicar durante poucos meses, por isso, antes de fazer esse investimento é importante estudar muito sobre suas necessidades, além de buscar imóveis que possam trazer o retorno que você espera. Pois muitos fatores podem alterar o valor desse bem, como a região onde ele se encontra, sua segurança e o  estado do imóvel. Mas mesmo com esses “poréns”, esse investimento ainda é muito benéfico pelos seguintes fatores. 

  • Eles atuam como uma reserva de valor real: mesmo com crises e juros altos, é difícil um investidor imobiliário perder o seu bem, pois um imóvel sempre será uma necessidade pública, que faz parte do nosso cotidiano e que sempre terá procura, principalmente quando o assunto é investimento para locação.
  • Valorização constante: em tempos de inflação, por exemplo, os imóveis também sofrem com a alta do preço, isso é de grande valia para o investidor, que revenderá seu bem por um valor mais alto do que ele comprou, gerando assim um grande lucro.
  • São uma oportunidade de negócio futuro: os imóveis para investimento nem sempre são tão fáceis de serem encontrados, por isso é importante ter um faro de procura para encontrar o bem que muitas pessoas correrão atrás nos próximos anos, possibilitando que você gere renda e ganhe dinheiro com ele.

Qual a melhor época para investir em imóveis?

Outra dúvida frequente dos nossos clientes é sobre a melhor época para investir em imóveis. É importante lembrar que comprar um imóvel, seja para moradia ou para investimento, leva em conta uma série de fatores que podem aumentar ou abaixar o seu valor, entre esses fatores estão a alta de juros, como a Taxa Selic, que controla, de certa forma, o valor do financiamento dos imóveis: quando ela está alta, o valor do financiamento sobe, quando está está baixa, o valor do financiamento cai.

Saber avaliar o momento econômico na hora de investir é muito importante para quem quer ter um resultado melhor na hora de gerar renda com o imóvel, mas isso não significa que você precisa esperar as taxas de juros ficarem mais baixas para investir nesse bem, pois o mercado imobiliário é um investimento a longo prazo, ou seja, ele está sujeito a ciclos que acompanham as mudanças da taxa de juros com o tempo. 

Outra vantagem de saber qual o momento certo para comprar um imóvel de investimento, é observar quando a procura diminuiu e a demanda aumentou, pois isso pode beneficiar quem deseja comprar por um valor mais baixo do que o do mercado. Porém, desconfie se mesmo com todos esses fatores o valor do imóvel estiver mais baixo do que o normal, pois isso pode indicar que a procura pelo mesmo não foi boa nem para o primeiro vendedor.

Uma outra questão a ser analisada é se tem alguma época do ano onde a compra de um imóvel para investimento seja mais vantajosa, sem dúvida alguma essa época seria no final do ano, pois é nesses últimos meses que os vendedores também estão mais dispostos a negociar. Já o começo do ano não é tão recomendado, pois existem dívidas a serem pagas, como os impostos, por exemplo.

Mesmo analisando todos esses fatores, sabendo qual a porcentagem de juros e se o momento é o ideal para a compra do imóvel para um investimento, você precisa saber como está a sua estabilidade financeira no momento, pois ter o dinheiro para investir é o principal passo para quem busca gerar renda com um imóvel novo ou usado. Pois mesmo que seja um imóvel para investimento, muitas vezes há parcelas de um financiamento a curto, médio e longo prazo, e elas não devem se sobressair dos seus outros gastos.

Uma opção para saber avaliar qual é o imóvel ideal para você investir e quando adquiri-lo é conversando com profissionais do mercado imobiliário, como construtoras,  consultores, corretores de imóveis e até mesmo correspondentes bancários que trabalham com financiamento imobiliário, pois são eles que saberão te informar e te orientar da melhor forma, fazendo com que você tenha um investimento mais seguro e totalmente rentável a médio e longo prazo.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like