Quando o aluguel se torna a melhor opção?

0 Shares
0
0
0

Comprar ou alugar um imóvel? Está aí a dúvida de diversos brasileiros quando chega a hora de se mudar. Ambas as opções possuem benefícios que devem ser avaliadas conforme a necessidade do comprador ou locatário, além disso, ambas as opções também possuem desvantagens, que devem sempre ser bem avaliadas antes da decisão ser tomada.

Muitos dizem que a locação é dinheiro jogado fora, pois o imóvel nunca será do inquilino, mas dependendo da condição e objetivos da pessoa, o aluguel é sim a melhor opção momentânea, ou até mesmo fixa. Além disso, essa é uma opção viável para quem tem liberdade geográfica e gosta de sempre mudar de bairro, cidade e até estado, sem estar apegado a casa própria.

Outra opção também de quando o aluguel é a melhor escolha, é quando a pessoa deseja poupar dinheiro, até mesmo para comprar um imóvel próprio ou quando tem outros objetivos de vida, como imigrar de país, viver de investimentos, realizar outros sonhos pessoais que envolvam uma grande quantia de dinheiro.

Pensando nisso, separamos algumas vantagens importantes a serem consideradas para os clientes que buscam e preferem morar de aluguel:

Economia para investimentos futuros:

Como citamos acima, uma das grandes vantagens de viver de aluguel é a possibilidade que o locatário tem de poupar dinheiro para investimentos e realizações futuras. Isso acontece porque o valor mensal do aluguel, muitas vezes custa menos do que a prestação de uma casa. Além da prestação, existe o valor de entrada para o comprador que decide financiar o imóvel, esse valor pode ser investido por quem decidiu morar de aluguel, sendo possível assim aplicar esse dinheiro e continuar pagando as mensalidades do contrato de locação.

Essa possibilidade permite, inclusive, que a pessoa junte dinheiro suficiente em médio a longo período de tempo para comprar um imóvel pronto ou na planta que seja o seu sonho. Outro ponto importante também a ser avaliado é a economia que o inquilino tem em relação ao dono em casos de manutenção, pois a Lei do Inquilinato deixa a responsabilidade de problemas e reformas estruturais nas mãos dos proprietários.

Primeiro imóvel:

O aluguel é a principal indicação para quem está saindo pela primeira vez da casa dos pais, por exemplo. A busca pelo primeiro imóvel deve ser sempre pensada como um “test drive”, de como será a vida morando pela primeira vez sozinho, pois é nessa época que chega a responsabilidade de assumir contas altas. Para quem vai viver também pela primeira vez a dois, o aluguel também é uma excelente alternativa.

Para quem está em uma cidade ou estado diferente a trabalho e por tempo limitado, o aluguel também se faz presente como a melhor opção a ser considerada. Pois ele será importante para a pessoa conhecer o bairro, a cidade e toda a infraestrutura do local antes de saber se é a hora de fazer residência fixa por lá.

Na hora de escolher o primeiro imóvel, muitas pessoas também tem dúvidas se prefere casa ou apartamento. A alternativa inteligente para esse caso também é alugar, pois ele poderá possibilitar que a pessoa vivencie as duas experiências, conseguindo decidir em que ela prefere investir, se é em uma casa ou um apartamento.

Liberdade geográfica:

Desde a pandemia e a escolha de muitas empresas em fazer home office com os funcionários, a liberdade geográfica tem entrado na vida de muitas pessoas. Essa possibilidade de se mudar conquistou principalmente os nômades digitais, que buscam novos lugares e experiência para fazer residência por um longo ou curto período de tempo.

Isso se tornou uma tendência tão importante que algumas pesquisas realizadas em 2022, constataram que um em cada três brasileiros pretendem mudar de casa nos próximos 2 anos, os motivos que levam esse desejo pessoal são: novos projetos e planos, características do imóvel, busca por um bairro diferente do que estão localizados no momento, desejo de se mudar para um novo bairro, cidade, estado e até país.

Por isso gostamos de ressaltar que sem dúvida alguma uma das principais vantagens do aluguel é essa liberdade de mudança, pois caso a pessoa não gostou de alguma característica do imóvel em que está morando ou do bairro, a mudança é uma opção fácil a ser realizada em relação a quem tem a casa própria, pois nessas situação basta apenas cumprir com o contrato de locação antes de realizar a mudança.

Porém, como comentamos acima, tudo deve ser levado em consideração, inclusive as desvantagens de morar de aluguel. Seja casa própria ou locação, investir seu dinheiro todo mês em uma moradia deve ser bem avaliada antes de tomar a decisão, por isso, também separamos algumas desvantagens que devem ser avaliadas:

Garantia de permanência: antes de alugar um imóvel, é sempre importante ter um contrato e duvidar de oportunidades, preços muito abaixo da média e imóveis locados direto com proprietário. Sempre busque uma imobiliária de confiança para fazer esse trâmite, pois a garantia de permanência deve ser respeitada por cláusulas contratuais, podendo ser estendida ou não. É válido destacar que a Lei do Inquilinato autoriza a escolha do proprietário de manter ou não a renovação contratual, por isso é importante sempre se organizar e manter contato com a imobiliária para ter informações como essas com muita antecedência.

Reajuste do valor do aluguel: todo ano, como combinado em diversos contratos de locação, existe um reajuste anual do preço do aluguel. Esses reajustes tem como base o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) ou Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC), esses índices não são fixos e levam em conta a mudança mensal da inflação, ou seja, não existe um valor exato de quanto a sua mensalidade de locação irá subir.

Reformas no imóvel: uma das maiores desvantagens do aluguel é não poder mexer na estrutura de um imóvel. Algumas mudanças como pintura e até outras reformas que possam trazer mais valor ao imóvel devem ser sempre feitas com aprovação do proprietário. Tudo que foi relatado no documento de vistoria não pode estar alterado na hora da entrega do imóvel, podendo até causar despesas extras como multa para o inquilino.

Para quem deseja usufruir das vantagens de morar de aluguel, não deixe de buscar uma imobiliária de confiança para que essa experiência vale a pena.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like