O que plantar em sua jardineira?

0 Shares
0
0
0

É tão gostoso ter um espaço com cores verdinhas dentro de casa, não é? Traz uma paz, deixa o ambiente mais leve e é uma forma muito gostosa de ficar mais perto da natureza.

O jardim pode ser grande, pequeno, de inverno, na varanda ou, caso tenha pouco espaço, você pode ter apenas algumas jardineiras para plantas. O que importa é cultivá-las com carinho e garantir uma bela paisagem para observar sempre que precisar relaxar.

Plantas fazem parte da decoração da casa desde sempre, seja um arranjo de flores, um vaso com algum tipo de folhagem, ou agora as queridinhas do momento, as jardineiras.

As jardineiras, que em várias regiões do Brasil também são chamadas de alegretes, são vasos de flores, geralmente de formato longitudinal, onde é possível encaixar os vasos menores ou plantar diretamente nelas. Há opções de diversos tamanhos, que podem ser colocadas no chão, penduradas na janela, apoiadas sobre um móvel ou em outro local que você ache perfeito para apreciar suas plantinhas.

Ao optar pelas jardineiras, é preciso levar em consideração alguns detalhes. O primeiro é saber se o local tem incidência de sol ou de sombra. A partir disso será possível fazer a escolha certa da planta que vai deixar o seu cantinho lindo, e super aconchegante. Depois disso, você já pode começar a melhor parte, a escolha do tipo de planta.

Plantas para locais de sombra ou meia sombra

O aspargo, também conhecido como alfinete, é uma planta resistente e perene.

As samambaias são clássicas, elegantes e representam uma ótima opção.

Columéia, ou peixinho de sombra, contrastam bem no ambiente e não precisam de muito sol. Se você quer flores na sombra use o lírio da paz ou o antúrio, que vai dar um colorido mesmo na sombra. Se você quer flores na sombra, use o lírio da paz ou o antúrio, que também irá dar um colorido, mesmo na sombra.

Plantas para locais ensolarados

Um local que tem raios solares incidindo por pelo menos quatro horas ao dia tem uma infinidade de opções para usar a natureza a favor do seu ambiente e da sua decoração.

Gerânio, petúnia, onze horas, lisimáquia, begônia sempre florida, aptênia, jasmim, azulzinha e lantana são opções que, além de duradouras, são lindas e atraem borboletas para seu jardim.

As flores para floreiras podem ser altas ou baixas, com muitas ou poucas folhas, anuais ou perenes. As melhores flores para floreiras são aquelas que podem se misturar bem com outras flores para fornecer uma variedade de cores, formas e fragrâncias.

As flores que necessitam de cuidados em menor quantidade são bem adequadas para serem plantadas em floreiras.

Montar uma floreira pode parecer fácil, afinal ela nada mais é do que um vaso retangular. No entanto, como cada planta envasada requer um tipo de cuidado, criar floreiras com mais de uma espécie exige atenção especial em relação à composição, à insolação do local escolhido e ao material do recipiente.

Pesquise antes de reunir em um mesmo recipiente duas ou mais espécies. No caso de hortaliças, por exemplo, a hortelã que deve estar preferencialmente em um vaso exclusivo, sem outros cultivares, porque sua raiz se espalha sem dificuldade e “sufoca” as das demais plantas. Por fim, limpe regularmente as folhas secas e flores murchas para garantir maior beleza a sua floreira.

Agora que você já sabe por onde começar na hora de trazer um pouquinho da natureza para dentro do seu lar, é só escolher o tipo de planta, colocar uma boa música para tocar e mãos à obra para deixar tudo lindo e bem verdinho!

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like