Porque a cozinha no estilo americano faz tanto sucesso?

4 Shares
0
0
4

No texto anterior do nosso blog, tendências de 2021, uma das tendência era sobre os ambientes integrados que em sua grande maioria está relacionada em se ter uma cozinha aberta – a famosa cozinha americana – que tem como maior característica a integração com outros ambientes, mas porque essa cozinha faz tanto sucesso? 

Isso é o que vamos tentar te responder no texto de hoje aqui no blog da Veneza! 🙂

imagem: pinterest

Muito conhecida, inicialmente por conta da televisão que nos apresentou diferentes arquiteturas, através de filmes e séries americanas.

A cozinha americana/integrada é uma dessas diferentes arquiteturas que caiu no gosto do brasileiro.

Essa versão de cozinha apresenta uma planta integrada com sala de jantar, sala de estar e até mesmo varanda. 

Elas são abertas para outros ambientes e por isso parecem mais amplas, claras e bem arejadas. Além de deixar o layout da casa com um ar mais despojado, já que permite que todos se vejam e se falem entre os cômodos sociais. 

Agora, é preciso ressaltar que quando dissemos que cozinhas americanas são integradas com outros ambientes não quer dizer que não há certos limites marcando estes espaços.

De algum modo é importante deixar claro até onde vai a cozinha e a sala de jantar. Um bom exemplo de delimitador é a bancada de refeições ou a meia parede mantida na divisa – quase sempre acompanhada de banquetas e luminárias pendentes.

O interessante destas penínsulas em cozinhas americanas ou cozinhas gourmet  – outra variação de cozinha – é que as mesmas podem ganhar muitas funcionalidades e acabamentos.

Elas podem ser simples bancadas de madeira ou balcões com tampos de pedra, com aberturas para um ou dois lados. Podendo inclusive apresentar nichos para microondas, forno elétrico e cooktop – marcado pela instalação de uma coifa no teto. 

imagem: pinterest

COMO INTEGRAR MELHOR SALA E COZINHA AMERICANA

Há três coisas que caracterizam bem esta integração que são: níveis, linhas e cores. 

Para começar, o rebaixo de forro deve ser contínuo entre os dois ambientes – não é uma regra – mas o acabamento pode ficar melhor.  O mesmo vale para o revestimento do piso que se você utilizar o mesmo em ambas as áreas proporciona uma integração maior. 

A linha da marcenaria pode seguir desde a cozinha, passando pela bancada de refeições até o rack e painel para TV. 

imagem: pinterest
imagem pinterest

É claro que todas as peças mobiliárias da sala e da cozinha americana podem ser independentes. Mas é interessante que alguma coisa as interligue visualmente – com textura ou a cor do acabamento externo.

E os detalhes menores, tipos os ornamentos, podem remeter a um mesmo período ou enfatizar um mesmo estilo, como industrial ou retrô, por exemplo. 

imagem: pinterest

OPÇÕES DE DECORAÇÃO PARA COZINHA ABERTA

Por se tratar de um ambiente extremamente funcional, a decoração de cozinha não deve ser abarrotada de ornamentos. 

Na verdade, quanto mais clean puder ser, melhor, mas não quer dizer que, por isso, tal cômodo tenha que ser sem graça. Pelo contrário, ele poderá ser até muito bem personalizado, cheio de estilo. E, diferente do que acontece nas decorações de banheiros, neste caso, vale a pena apostar em artigos de artesanato.

imagem: pinterest
imagem: pinterest

A decoração de cozinha aberta ou americana pode começar com faixas ornamentais na parede sobre a pia – que podem ser feitas de azulejos, pastilhas de vidro, placas de pedra ou inox. 

Nesta área, pode haver também diferentes suportes com canecas, conchas e escumadeiras, panos de prato, potinhos com temperos e até vasinhos com ervas e temperos. E não podemos esquecer dos escorredores de talheres, porta facas, panelas e tábuas de carne.

Mesmo que a maioria das coisas antes citadas sejam utensílios, elas podem ser também utilizadas como decoração de cozinha. 

O mesmo vale para alguns eletrodomésticos, como batedeira e liquidificador, que são vendidos em um destino especial, como um conjunto, justamente para ficarem expostos, embelezando a cozinha. E especialmente nas cozinhas americanas, ainda é possível explorar a bancada de integração com a sala.

Sobre a zona do balcão ou ilha da cozinha, algo que irá enriquecer a decoração no dia-a-dia será o próprio aparelho de jantar – deixado no local principalmente para refeições rápidas. Mas se neste ponto tiver um cooktop, mais um item a ser explorado no planejamento de decoração será o próprio modelo de coifa. Também são opções de ornamentos para cozinha americana, relógios, livros de culinária, quadrinhos, paredes lousas e fruteiras.

imagem: pinterest
imagem: pinterest

Acha que é possível mudar a sua cozinha para o modelo de cozinha aberta americana? Muitas vezes é só quebrar uma parede, consulte um arquiteto!

🙂

4 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like