Segundo semestre terá um cenário favorável para o Mercado Imobiliário

0 Shares
0
0
0

Desde maio deste ano o Mercado Imobiliária veio trazendo uma nova perspectiva para os próximos meses. Dessa vez, as perspectivas macroeconômicas apontam um cenário extremamente positivo para quem busca investir em imóveis ou realizar o sonho da casa própria.

Esse cenário foi previsto em alguns dados divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários (ABRAINC). Segundo a pesquisa realizada por essa entidade que representa as principais empresas do mercado imobiliário brasileiro, quanto questionado o porquê os brasileiros querem comprar imóveis, 50% respondeu que o motivo eram os créditos facilitados e 49% respondeu que a conquista do novo imóvel se deu pelo aumento da renda mensal.

Outro fator que melhorou a perspectiva do mercado imobiliário para esse segundo semestre de 2023 foi a queda da Taxa Selic, a primeira diminuição dos pontos em cerca de 3 anos. A taxa de juros foi de 13.75 ao ano para 13,25%  e foi considerada um sinal positivo para as instituições financeiras, pois ela deixará as linhas de crédito mais acessíveis e as prestações dos imóveis mais baixas.

Desde o final do ano passado o mercado imobiliário enfrentou uma série de desafios, como a troca do governo e o aumento da taxa de juros. Isso fez com que muitos compradores ficassem em dúvidas se era ou não o momento ideal de investir em imóveis, mas esse segundo semestre de 2023 veio para mostrar que o mercado imobiliário continua em ascensão, principalmente quando o assunto são lançamentos imobiliários e investimento.

O mercado imobiliário deve acelerar lançamentos no segundo semestre de 2023

Com os consumidores e investidores mais cautelosos, o primeiro semestre deste ano foi marcado pela pouca quantidade de lançamentos e um baixo estoque de projetos na planta. Agora a expectativa é que os empresários do mercado imobiliário se sintam mais seguros em apostar nos lançamentos, pois eles acreditam que o Banco Central começará um ciclo de redução da Taxa Selic.

Desde 2020 temos visto um cenário positivo no mercado de lançamentos, crescendo ainda mais em 2021 e estabilizando até o final de 2022. Neste ano, as construtoras focaram em entregar e finalizar as obras de imóveis que começaram a ser construídos entre 2020 e 2021. Porém, a expectativa para esses últimos meses de 2023 é começar novas obras e projetos para compradores e investidores. A manutenção do programa Minha Casa Minha Vida do governo também foi um dos pilares que fizeram a demanda pelos imóveis na planta continuarem em alta. 

Outros fatores também são importantes para entendermos o porquê o mercado imobiliário estará ainda mais ativo nos próximos meses, entre eles estão o comportamento do consumidor, a busca por imóveis comerciais e a tecnologia empregada no mercado imobiliário para as construtoras, imobiliárias e corretores de imóveis.

Comportamento do consumidor imobiliário 

O acesso fácil a internet e as informações a dados relevantes fizeram com que os consumidores imobiliários ficassem mais atentos na hora de buscar um imóvel novo. Hoje em dia é preciso entender a jornada de compra do cliente, que começa com a pesquisa, depois o contato com a imobiliária e por fim o interesse na compra. 

Tudo se tornou mais fácil quando plataformas que mostram o poder de compra pessoal passaram a ser mais utilizadas, assim o consumidor pode buscar direto um imóvel que ele sabe o valor que precisa dar de entrada e se ele foi aprovado ou não em um crédito imobiliário para financiar a casa própria. 

Busca por imóveis comerciais crescem desde a pandemia 

Durante a pandemia do Covid-19, em 2020, a busca por imóveis comerciais havia despencado. Isso aconteceu por conta das restrições da quarentena, que fez com que muitas empresas optassem pelo home office a fim de diminuir a propagação do vírus entre os profissionais. Porém, com a flexibilização e a queda dos casos da doença principalmente no último semestre de 2022, a busca por esses imóveis voltou a crescer. 

Por ter ficado sem procuras por um certo período, em 2022 os preços dos imóveis comerciais foram marcados por uma alta, principalmente no aluguel. Isso continuará neste ano, o aluguel de imóveis comerciais subiu em diversas cidades do estado do Paraná, porém a boa notícia é que o preço da venda abaixou pelo oitavo ano seguido, sendo uma opção bastante atrativa para investidores e empreendedores.

Tecnologia no mercado imobiliário 

Outro fator que sem dúvidas mudou a perspectiva do mercado imobiliário nos últimos anos foi o uso da tecnologia para a venda e apresentação dos imóveis. Elas são extremamente importantes para essa transformação e crescimento do mercado, pois segundo dados do site Publicidade Imobiliária, mais de 50% dos compradores utilizam os recursos digitais para buscar um imóvel e finalizar a locação ou a compra.

Sem dúvidas uma das estratégias que mais estão fazendo diferença no mercado é a utilização das redes sociais por imobiliárias e corretores para mostrar os imóveis por vídeos e fotos, podendo atingir consumidores de toda parte do mundo que está interessado em investir ou morar em determinada região. 

Além disso, as construtoras também estão utilizando de lançamentos virtuais com tours pelos empreendimentos que ainda não estão prontos. Trazendo uma experiência real para o consumidor que está interessado em investir ou comprar um imóvel no empreendimento.

Conclusão

Todos esses fatores são importantes para entendermos o porquê o mercado estará mais atrativo neste segundo semestre de 2023. Estamos nos preparando para uma temporada com bastante opções de lançamentos, imóveis para locação e venda, aumento da procura de investidores, busca por imóveis comerciais, redução na taxa de juros e uso da tecnologia cada vez maior.

Mesmo que ainda haja algumas dificuldades de conquistar os consumidores mais cautelosos, esse semestre será de bastante crescimento para o setor, pois as incertezas que travaram alguns compradores por questões políticas e econômicas tendem a estar cada vez mais sanadas, sendo possível reestabelecer a confiança e a procura do comprador. 

Para os corretores de imóveis, é importante seguir algumas dicas para acompanhar essas mudanças no Mercado Imobiliário, para que todos do setor estejam prontos para vivenciar esse momento favorável e aumentar ainda mais a segurança do consumidor com o setor imobiliário: estude e invista na tecnologia.

Já a nossa dica para os compradores é investir sem medo, pois a valorização dos imóveis não acompanha as crises econômicas e sempre tendem a crescer, principalmente a locação. Aproveite o aumento de lançamentos e a baixa da taxa de juros para economizar nas prestações e realizar o sonho da casa própria. 

0 Shares
You May Also Like