Arquitetura modernista de Londrina

0 Shares
0
0
0

Londrina foi projetada, em meados de 1930, no estilo modernista pelo urbanista Jorge Macedo Vieira que baseou seu trabalho no conceito de cidade-jardim de Ebenezer Howard. Logo no início da fundação, a cidade já apresentou rápido crescimento ao longo do século XX. A principal atividade econômica local na época vinha da agricultura, como a venda do café e demais produtos provenientes do plantio até evoluir para o que conhecemos hoje, um grande centro de inúmera variedade na indústria e no comércio, reconhecida como uma das cidades de maior relevância do país nos dias atuais.
A arquitetura moderna de Londrina foi também inspirada na cidade de São Paulo devido à história de desenvolvimento urbano local. A capital apresentava características arquitetônicas marcadas pelo racionalismo e funcionalismo, com formas geométricas definidas e sem ornamentações explorando o concreto armado aparente, volumes maciços, horizontalidades, uso de vidros, vãos livres, estrutura independente, texturas e iluminação natural. Esse estilo é chamado “brutalista”, que tem origem no movimento moderno caracterizado por menos ornamentação e acabamentos na edificação em que destacam vigas e pilares.
Com o intuito de reconhecer a cidade como um dos mais importantes centros do Paraná, diversas obras foram feitas para o seu desenvolvimento, tanto em edificações residenciais quanto comerciais ao estilo brutalista que valoriza plantas flexíveis para melhor aproveitamento possível dos espaços proporcionando interiores mais amplos. No brutalismo, conforme mencionado, a estrutura do edifício é colocada em evidência, expondo elementos estruturais.
Assim, a partir dos anos 50, Londrina apresentava um novo visual extenso e verticalizado. Algumas obras da época permanecem até os dias de hoje e outras foram implantadas recentemente no cenário urbano de Londrina com a finalidade de lembrar e frisar a origem do estilo arquiteônico adotado no passado que marca a cidade com sua relevância histórica até a atualidade.
Todas as obras fazem ênfase ao movimento moderno na cidade, com características marcantes do estilo brutalismo, funcionais e encantadoras.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like