Será que sou um bom vizinho?

0 Shares
0
0
0

Morar em comunidade é algo que exige muito jogo de cintura e paciência. Afinal, seja em um condomínio de casas, apartamento ou até mesmo casa na rua, ser um bom vizinho exige algumas virtudes, como a empatia e simpatia, por exemplo.

Não apenas no momento daquela conhecida necessidade de “emprestar uma xícara de açúcar”, ser um bom vizinho requer quase sempre se colocar no lugar do outro. No lugar da mãe com o bebê recém-nascido que precisa de silêncio, do rapaz que trabalha até tarde e precisa do espaço liberado para estacionar seu carro ao chegar e etc.

Simpatia

São inúmeras situações que provam a todo momento que é preciso sim ser um bom vizinho, e aplicar a famosa regra de ouro: “não faça para os outros aquilo que não quer que seja feito a você”, sempre que o assunto for convivência. No artigo de hoje, preparamos algumas atitudes que podem e devem ser tomadas para quem quer se tornar um vizinho exemplar e querido pela vizinhança!

Nada aproxima mais que um sorriso sincero. Quando um novo morador vier para a vizinhança, receba-o com um sorriso, apresente-se e dê boas-vindas. Mostre qual é sua casa ou apartamento e diga que, se precisar de alguma coisa, que o procure. Levar um bolo, ou um suco será muito simpático da sua parte e pode vir a ajudar bastante, já que a organização da mudança toma muito tempo.

Conheça seus vizinhos

Sempre os cumprimente quando os vir no portão, elevador, rua ou comércio. Faça perguntas no geral, seja educado, mas nunca seja curioso. Deixe que o novo vizinho tire suas dúvidas em relação à localidade. Seja discreto e aguarde um convite para visitá-los. A maioria das pessoas não ficam a vontade com visitas surpresas.

Respeite áreas compartilhadas

Estacionamento é um bom exemplo. Não estacione de modo a bloquear a saída e entrada de outros veículos. Não acelere seu carro ou moto, fazendo assim mais barulho que o habitual, principalmente nos horários da manhã ou tarde da noite. Estacione seu veículo na sua vaga ou em frente à sua casa.

Cuide da sua casa e do seu lixo

Tente manter a faixada da sua casa sempre limpa e o jardim feito, para não parecer uma casa desocupada e descuidada. O lixo deve ser colocado para fora no dia certo da coleta e protegido de cães e gatos. Eles costumam rasgar os sacos de lixo a procura de comida e fazem uma verdadeira bagunça na calçada. Se for um condomínio com lugar próprio para depositar o lixo, procure sempre respeitar os dias corretos e o local apropriado.

Fique atento aos seus animais de estimação

Não é nada agradável encontrar dejetos de animais seja na calçada ou no jardim. Cuide para que seu pet não invada o quintal alheio e vá fazer bagunça, sujeira e latir incessantemente por lá. Recolha sempre as fezes na rua ou área comum aos moradores.

Ser um bom vizinho é uma questão apenas de ser uma boa pessoa, Ser solidário, gostar de ajudar, não incomodar os outros e ser discreto.  

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like