CASA OU APARTAMENTO?

0 Shares
0
0
0

Casa ou apartamento? Esta é uma dúvida de muitas pessoas ao comprar ou alugar um imóvel. Até que aconteça a mudança, é apenas um imóvel; depois, aos pouquinhos, com toda a família já acomodada, cada cantinho ganha um toque especial e vai se transformando em um lar doce lar.

A escolha começa antes mesmo da certeza do novo endereço, quando começa o sonho da casa nova, com o cantinho das plantinhas, o lugarzinho para os pets e muito mais. Tudo isso influencia na hora da escolha, afinal existem alguns imóveis que as regras do condomínio, ou a preferência do proprietário é para a não moradia de crianças ou animais domésticos, por exemplo.

Por outro lado, a maioria dos condomínios horizontais permitem que toda a criatividade possa ser explorada, seja com um jardim vertical, com um balanço para as crianças, uma área gourmet e até mesmo uma piscina para o dog! A vantagem neste tipo de moradia é o espaço e a liberdade.

Mas há quem prefira a privacidade e segurança dos apartamentos. Enquanto as casas tendem a ser mais indicadas para famílias grandes e tradicionais, os apartamentos costumam ser a primeira escolha de jovens casais, estudantes ou aqueles que estão com o foco voltado para a vida profissional.

Outra vantagem do apartamento é o serviço de zeladoria e manutenção, que podem realizar pequenos reparos, e solucionar alguns contratempos sem que o morador precise se preocupar, ou dispor do seu tempo para resolvê-los.

Vantagens de morar em casa

A liberdade é um dos fatores que pesam bastante na hora de escolher entre casa ou apartamento. Muitas pessoas, por não terem vontade de seguir as regras e códigos determinados pelo local, já descarta de cara a hipótese de morar em apartamento.

Mas a verdade é que morar em casa oferecem outros benefícios que vão para além das regras de convivência. Vejamos alguns!

  • Maior privacidade

Se a liberdade é um dos pontos fortes de morar em uma casa, a privacidade é, sem sombra de dúvida, outra característica marcante e mais desejada por quem busca esse tipo de imóvel. As crianças e adolescentes não precisarão, por exemplo, dividir áreas de lazer com vizinhos ou pessoas estranhas.

Outro benefício é que, normalmente, há menos ocorrências de barulhos ou algazarras, como costuma acontecer em prédios.

  • Menos despesas

Casas em condomínios simples ou casas ‘de rua’ normalmente não pagam a famigerada taxa de condomínio, que muitas vezes pode ser alta, principalmente se é um prédio que necessita de manutenção constante, como aqueles que têm grande estrutura e não são utilizadas com frequência.

Às vezes é impossível prever quanto será a conta mensal de condomínio, já que imprevistos acontecem e normalmente custam caro. Se o síndico faz uma má administração dos gastos do prédio, infelizmente é preciso estar preparado para dores de cabeça. Ao decidir por morar em uma casa, esse custo é eliminado e o mesmo recurso pode ser utilizado para algo mais útil para a família.

  • Garagem independente

É comum hoje em dia que famílias tenham mais de um carro e, em algumas cidades do Brasil, apartamentos com uma garagem podem custar mais de 20% do valor do imóvel. Quanto mais vagas disponíveis, mais caro será o imóvel. Ao escolher uma casa, a possibilidade de haver mais espaço para carros é maior e quando se é o proprietário, o problema é facilmente solucionado através de uma reforma para abrir mais vagas.

  • Pode promover mais festas e encontros

Morar em casa é a opção mais viável para pessoas que gostam de receber amigos ou reunir familiares, especialmente em períodos sem pandemia é claro. Morando numa casa, é possível convidar o número de pessoas suportado, sem se preocupar com regras de convivência de prédios. Além do fato de que, respeitando a legislação municipal no que diz respeito a perturbação de sossego, é possível deixar a festa acontecer até o dia raiar!

Além disso, uma casa com vários quartos permite a recepção de familiares e amigos de outras cidades, e oferecer espaço para passarem a noite caso não possam voltar para casa no mesmo dia.

Desvantagens de morar em casa

Nem só de pontos positivos vive quem mora em uma casa e esse tipo de imóvel também tem as suas características menos vantajosas, que podem ser bastante incômodas para algumas pessoas.

  • Segurança por conta própria

Nos dias de hoje, uma das mais importantes desvantagens é que, ao contrário do que ocorre nos edifícios, a segurança é por conta própria do morador. Isso quer dizer que alarmes, cadeados e portões reforçados, por exemplo, dependerão exclusivamente dos habitantes da residência.

  • Manutenção

Quando acontece um problema em uma casa, não há como chamar um zelador do prédio ou um síndico para prestar manutenção. Na casa, a responsabilidade por encanamento, parte elétrica, telhado, manutenção do jardim, pintura externa, entre outros, também são por conta do morador. 

Isso tem duas consequências: dá trabalho e sai caro. Assim, mesmo não pagando a taxa de condomínio que é cobrada nos edifícios, é preciso ter um bom planejamento financeiro para não ser pego de surpresa com custos de manutenção do imóvel.

  • Gás de cozinha

A gente só lembra que tem gás de cozinha quando ele acaba, que normalmente é durante o preparo de uma refeição. É sempre assim! Aí precisa esperar chegar outro gás, a refeição atrasa, é preciso prender o cachorro, além do fato de ter pessoas extras transitando pela casa, como é o caso dos prestadores de serviço. Quem opta por morar em apartamento não passa por isso, pois geralmente o gás já está incluso na cobrança do condomínio.

Vantagens de morar em apartamento

Agora chegou a hora de conhecer as vantagens de morar em um apartamento e até mesmo de entender porque essa é a opção favorita de muitas pessoas, especialmente nas grandes cidades e em centros urbanos.

  • Praticidade no dia a dia

Os apartamentos são muito procurados para compra e locação por pessoas que estejam em busca de mais praticidade para o seu dia a dia. Por suas próprias características, esse tipo de imóvel possibilita uma experiência mais dinâmica, que é ideal para jovens profissionais em começo de carreira ou famílias que não gostam de perder tempo.

De modo geral, edifícios mais novos têm toda uma infraestrutura que facilita as atividades dentro do próprio condomínio, além dos próprios projetos e plantas serem mais funcionais.

  • Mais segurança

Este fator é cada vez mais enfatizado na hora na decisão entre casa ou apartamento. Nesse quesito, a vantagem de viver em um edifício é indiscutível e vem crescendo nos últimos tempos com a adoção de recursos de tecnologia.

As portarias, por exemplo, além de contarem com profissionais para fazer o controle de entrada e saída, costumam ter câmeras de vigilância colocadas em pontos estratégicos, além de eventuais portões e alarmes.

Desvantagens de morar em apartamento

  • Pouco espaço privativo

Uma das desvantagens de morar em apartamentos, sobretudo quando há presença de crianças, é que esse tipo de imóvel tem pouco espaço privativo. A exclusividade só existe no interior do próprio apartamento, e nas áreas comuns, terá que dividir o espaço com os vizinhos e até mesmo convidados.

  • Presença de pessoas estranhas

A presença de pessoas estranhas nas áreas comuns é justamente outra das desvantagens de morar em um apartamento. Mesmo que exista um rígido controle na entrada e saída da portaria, é inevitável que os edifícios acabem tendo um fluxo de movimento muito maior de gente do que aconteceria em uma casa só sua.

Agora que você já tem ideia de algumas vantagens e desvantagens de morar em casa e apartamento, nós da Veneza Imóveis estamos aqui para te auxiliar na sua escolha e sonhar junto com você com a sua casa nova!

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like