Smiling family lying on floor with heads together

Pisos para sala de estar: qual a melhor opção?

0 Shares
0
0
0

Nossa casa é o melhor lugar do mundo! Essa é uma afirmativa que faz todo sentido para muita gente. Podemos viajar, passear, conhecer novos lugares. Mas nada como estar em casa e nos sentirmos acolhidos, protegidos e confortáveis.

Por esta razão as pessoas buscam, em suas casas, imprimir a personalidade de quem mora ali, como características, originalidade e assim a casa passar a ter a casa da dona (ou do dono). E o cômodo que mais expressa tudo isso é a sala, o ambiente mais frequentado pela família, que é o local onde se costuma reunir e conversar.

Por isso, a escolha de pisos para sala de estar merece atenção especial. Na dica de hoje do nosso blog, vamos lhe ajudar a escolher o piso ideal para a sala, levando em conta fatores como limpeza, preço, estética e isolamento acústico na indicação de cada piso.

Qual piso mais combina com você?

ASSOALHO DE MADEIRA

Quando o assunto é aconchego, o piso ou assoalho de madeira é recorrente em casas e apartamentos. Fácil de limpar, versátil e disponível em vários tons, pode revestir não só as salas como também quartos e escritórios. A desvantagem fica por conta da baixa resistência à umidade e o custo um pouco elevado da manutenção, já que ele deve ser encerado constantemente para não perder o brilho. É uma excelente pedida para apartamentos pequenos e para quem tem crianças em casa.

Piso em assoalho de madeira

CARPETE

O carpete pode ser usado em quase todos os ambientes, sendo mais comum em quartos e salas e proporciona excelente conforto térmico e acústico. Entretanto, para cidades muito quentes e para pessoas alérgicas ou donas de animais de estimação, o piso demanda muita atenção. A limpeza requer cuidados especiais com relação ao acúmulo de sujeiras, mofo e umidade. É um bom piso para casas e cômodos onde há presença de pessoas idosas, uma vez que sua característica antiderrapante evita quedas e outros acidentes domésticos.

Piso com aplicação de carpete

CIMENTO QUEIMADO

Jovem, arrojado, prático e com ótimo acabamento estético, o cimento queimado é adorado por muitos arquitetos, designers e amantes da decoração.  As vantagens são inúmeras em relação aos revestimentos comuns: é o mais barato (leva apenas cimento e areia na composição), é fácil de limpar, pode ficar exposto à ação do tempo sem sofrer muitos desgastes, além de ser indicado também para áreas externas. A principal dica é acompanhar muito bem a instalação, pois o piso pode apresentar fissuras com o tempo, comprometendo a estética, a durabilidade e o nivelamento. Mas atenção, o cimento queimado não é recomendado para lugares frios e úmidos.

Sala de estar com piso em cimento queimado

GRANILITE

O material é semelhante ao cimento queimado, porém é mais resistente por conta da presença dos minérios. Está disponível em várias versões, das coloridas às mais discretas, e pode ter o acabamento liso (mais indicado para salas) ou polidos (aplicável em varandas e áreas externas em geral). A principal vantagem é que, quando instalado, o piso confere amplitude aos espaços. É de fácil limpeza e não aparenta tanto as sujeiras. As desvantagens são as possíveis fissuras que podem surgir com o tempo e a mão de obra normalmente cara. É indicado para apartamentos pequenos.

Piso granilite

LADRILHOS HIDRÁULICOS

Comuns em casas antigas, os ladrilhos hidráulicos deixam os ambientes lindos como cozinhas, banheiros e salas de estar. Antes instalados em paredes, hoje aparecem nos pisos e até como itens de decoração. São indicados para áreas grandes, pois parecem diminuir os espaços. É imprescindível contratar mão de obra especializada para sua instalação, pois, se mal colocados, podem machucar os moradores e comprometer o acabamento. O piso original é feito por processo artesanal e é extremamente durável. É fácil de limpar e sua manutenção também é simples.

Piso de ladrilhos hidráulicos

PORCELANATO

Queridinho de quem preza pela elegância, o porcelanato oferece requinte e é apropriado para lugares com móveis claros. É um material altamente durável e disponível em uma grande variedade de tons, texturas, acabamentos (lisos, foscos, brilhantes) e tamanhos. Tem baixa absorção de água e, dentre os outros pisos, é mais caro; mas tem zero absorção de umidade e sujeira.

Piso em Porcelanato
0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like