A cor certa para cada ambiente

0 Shares
0
0
0

Não existe nada mais acolhedor que estar em um ambiente agradável, que transmita sensações boas e que não dá nem vontade de ir embora. Esse é o poder que as cores certas trazem aos ambientes.

E a escolha das cores, vai muito além da preferência ou gosto, as cores têm influência sobre nosso comportamento. Em casa, elas podem contribuir para a nossa qualidade de vida, tornando o dia-a-dia mais leve.

Vamos saber um pouco mais sobre as cores e a influência que elas exercem no lar

Cinza

Esta cor pode ser símbolo de equilíbrio e solução de conflitos. Por um lado, o cinza pode parecer simples, triste, sóbrio ou neutro, porém é uma cor moderna, harmoniosa, chique e marcante.

Independente do tom, em ambientes internos a decoração composta por detalhes coloridos, como vermelho e amarelo por exemplo, deixa tudo muto mais descontraído e alegre.

Preto

Nos ambientes tanto em perspectiva quanto em disposição, o preto é uma cor que indica sensação de profundidade. O preto pode ser muito elegante e sofisticado, porém é necessário cautela ao usá-lo, por se uma cor que pode deixar as pessoas deprimidas e pessimistas. 

O ideal é combinar o preto com cores neutras ou com o clássico branco, nos móveis e nos detalhes.

Branco

Cor da paz, da pureza, limpeza. Não precisa ser utilizado como cor predominante, e combina com todas outras cores. Traz bastante luminosidade ao ambiente, simplicidade e induz à ordem e organização, mas em excesso pode se tornar irritante.

O branco é indicado e muito usado em portas janelas e molduras. Espaços pequenos tornam-se mais amplos quando aplicado em paredes e no teto.

Azul

Esta cor transmite tranquilidade, harmonia e paz. Segundo a Cromoterapia, é uma cor sedativa e curativa, o azul é considerado uma cor fria, causa impressão de profundidade no ambiente. Por isso, ele é bem indicado em ambientes de repouso, relaxamento e tranquilidade como no quarto. É uma ótima cor para salas, quartos e espaços de meditação.           

Verde

O verde é muito utilizado nos ambientes já que tem uma grande variedade de tons com sensações agradáveis e confortáveis, e aceita facilmente composições com outras cores.

O verde claro é ótimo pra quarto, principalmente de crianças. Uma boa cor para renovar as energias.

Amarelo

Tida como a cor da concentração, também é considerada uma cor quente, o amarelo traz a sensação de calor, estimula, ilumina, eleva o ânimo, proporciona vivacidade, está associada ao poder e otimismo. Indicado para ambientes escuros e sem janelas.

A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio, se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar tons neutros nas outras paredes.

A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros. Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas.

Quem pretende ousar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente, como a que fica de frente para a porta da entrada, uma vez que chama a atenção, no entanto evitar destacar paredes recortadas.

Para ampliar ambientes pequenos a regra geral é usar cores claras e outras que “afastem”, como o azul e o verde. No teto, use uma cor mais escura para rebaixar o pé-direito (distância do piso ao teto) alto, “diminuindo” o ambiente. Se o espaço for pequeno, sempre opte branco para “ampliar”.

Na cozinha, fuja da ditadura do branco. Cores quentes e estimulantes como vermelho, laranja e amarelo podem aumentar o apetite, então seja cauteloso se a intenção é não exagerar na hora de fazer aquele lanchinho.

O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela, a dica é por uma estante ou outra cor na parede.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like