Bairros de Londrina

0 Shares
0
0
0

De acordo com o Censu 2010 entre os dez bairros mais populosos de Londrina estão Cinco Conjuntos, Centro Histórico, Londrina (demais setores), Leonor, Parigot de Souza, Vivi Xavier, Parque das Indústrias, Cafezal, Lindóia e Interlagos. Em todos os bairros observa-se a prevalência da faixa etária de 15 a 64 anos.

Para ter uma melhor noção sobre o cenário dos bairros de Londrina, apresenta-se abaixo algumas características demográficas da população dos cinco maiores.

Cinco Conjuntos – bairro com mais de 41 mil habitantes, sendo a maioria do sexo feminino. Em Cinco Conjuntos observa-se presença muito maior de jovens em relaçao aos idosos.

Centro Histórico – a população de Centro Histórico é de mais de 32 mil habitantes, também com maioria feminina. No entanto, neste bairro, a presença de idosos é maior do que a de jovens.

Londrina (demais setores) – bairro com aproximadamente 27 mil habitantes sendo a maioria do sexo masculino. O número de jovens é praticamente três vezes maior do que o de idosos neste local.

Leonor – possui em média 25 mil habitantes e a maioria composta por mulheres. O número de jovens nessa região também é bem maior do que o de idosos.

Parigot de Souza – com aproximadamente 23 mil habitantes e predominância feminina e jovem.

De modo geral, como pode-se ver a população de Londrina é composta em sua maioria por jovens e grande parte é descendente de italianos, que e é o maior grupo étnico da região. A comunidade japonesa de Londrina, considerando nativos e descendentes, é a segunda maior do Brasil e uma das maiores do mundo sem contar o próprio Japão, claro.

Com relação ao bairro mais nobre da cidade, destaca-se o Jardim Bela Suíça, é uma pequena região com aproximadamente 10 mil moradores e possui a maior renda per capita do Paraná, cerca de R$ 5,3 mil. Para ter uma ideia do contraste, que infelizmente está presente em todo o Brasil, o bairro Jardim União da Vitória, 20 vezes mais populoso possui renda mensal de apenas R$404,00 em média.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like