7 dicas de organização para sua casa

0 Shares
0
0
0

A organização de tudo que guardamos em casa pode ser um desafio, para muitos. Quando acumulamos coisas demais, o ambiente parece ficar pequeno. Mas, com uma boa composição de espaços, tudo se ajeita e a vida fica mais prática. Afinal, como diz Marie Kondo, “a confusão visível ajuda a nos distrair da verdadeira fonte da desordem”.

Hoje, você aprenderá algumas dicas de organização que facilitarão seu dia-a-dia doméstico em muitos níveis! Acompanhe só:

  1. Determine o lugar de cada categoria

Quando cada objeto tem seu local, as coisas ficam mais simples. Crie o hábito de devolver seus pertences nos mesmos lugares de onde tirou, por exemplo. Assim, a bagunça se torna menos recorrente.

  1. Não tenha medo de usar organizadores

Cestas, caixas, redes, bolsões verticais… Use e abuse de compartimentos de todos os tipos, se te ajudar a dar praticidade à sua rotina. As vantagens são inúmeras, além de serem capazes de alegrar os cômodos mais apáticos com suas possíveis estampas e cores.

  • Aposte nas prateleiras e suportes de parede

Prateleiras de metal são uma ótima pedida para quem busca ordenar objetos que precisam ou podem ficar à mostra, como temperos na cozinha, decorações na sala, produtos e aromatizantes no banheiro, etc. Já os suportes de parede, poupam o espaço do chão e são adequados para manter os mesmos tipos de coisa, fixados em uma altura maior.

  • Enrole

Algumas peças do guarda-roupa e até mesmo das gavetas da cozinha permitem que organizemos em rolinhos – camisetas, panos de prato, toalhas… A arrumação em rolo permite a melhor visualização de tudo que você tem, dependendo do local de armazenamento. Em gavetas de camisetas, por exemplo. fica mais fácil de localizar cada uma, do que se elas estiverem simplesmente empilhadas.

  • Crie um hábito de descarte

Determine uma rotina de separação e descarte de lixo. Não apenas aqueles da coleta seletiva, tão importante etapa da rotina doméstica. Mas também um descarte de objetos que não são mais usados em casa, quebrados ou apenas deixados de lado. Doe peças em bom estado! Manter o costume de desapegar do passado é muito valioso, como nos ensina Marie Kondo: “O espaço onde vivemos deve ser para pessoa que estamos nos tornando agora, não para a pessoa que éramos no passado.”

  • Ganchos são nossos aliados

Mais comumente utilizados nos banheiros como penduradores de toalha, os ganchos tem uma vasta utilidade nos demais cômodos de casa, também. Na cozinha, por exemplo, já existem varões de ganchos super em alta no mercado, onde são pendurados utensílios como panelas, frigideiras, fuê, conchas, entre outras peças culinárias. 

  1. Geladeira boa é geladeira organizada

Se engana quem pensa que a geladeira não precisa ser ajeitada para facilitar no momento de cozinhar. Uma forma bem prática de arrumação desse eletrodoméstico é por meio de gavetas menores e cestinhas de plástico. Elas auxiliam na retirada e devolução dos alimentos, e ainda permite que eles não se misturem. Opte por superfícies que possibilitem a passagem de ar.

E aí, foram úteis algumas das nossas dicas? Lembre-se de avaliar os espaços que você tem antes de tomar decisões sobre o que instalar nas paredes, chão ou teto. Otimizar espaços é vantajoso, mas respeitar as limitações de cada casa supera qualquer necessidade.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like