Festas de fim de ano em casa: saiba como organizar o espaço

0 Shares
0
0
0

Natal e Ano Novo são momentos perfeitos para reunir família e amigos para desfrutar de boas comidas e bebidas em excelente companhia. Para quem pretende passar esses momentos no conforto do lar, organizar o ambiente e planejar a festa antes de receber as visitas é essencial para que tudo saia como planejado.

Confira essas dicas para deixar o seu lar pronto para receber os amigos e familiares nas comemorações de dezembro.

1 – Avalie o orçamento

Antes de organizar o espaço, é preciso avaliar o orçamento para definir a quantidade de convidados, o tipo de decoração e qual será o cardápio escolhido.

Para decidir o quanto você pode desembolsar, calcule todas as suas despesas já previstas, como água, luz, internet e IPVA. Depois pesquise os valores dos itens de fim de ano que farão parte da sua comemoração. Assim você terá uma ideia aproximada do gasto total e poderá retirar ou acrescentar itens em sua lista.

2 – Deixe espaços livres

Como é comum a circulação de pessoas nesses eventos, é importante o maior espaço livre possível, sempre com muita funcionalidade. Para otimizar os espaços, utilize bancos ou pufes na sala para acomodar a todos. Se for aproveitar a varanda, deixe-a com poucos itens e apenas alguns decorativos para poder ampliar o ambiente. Se necessário, junte sofás e arraste móveis de centro para os cantos.

3 – Atenção especial à cozinha

Conhecida como o coração da casa, é na cozinha onde os alimentos da ceia de Natal ou Ano Novo são preparados. Por isso, dê uma atenção especial a esse cômodo. Organize a geladeira um dia antes, retirando sobras e potes em excesso para liberar espaço e coloque as bebidas para gelar.

4 – Prepare as comidas e bebidas

Festa de Natal e Ano Novo é sinônimo de comida e boa. Se organize para isso com antecedência.

A escolha do cardápio vai depender muito das preferências dos participantes, se será feita uma ceia ou petiscos, se gostam de cerveja ou de drinks mais elaborados e se vão preparar a própria sobremesa ou encomendar alguma delícia.

Pesquise receitas que atendam ao gosto de todos. Compre todos os ingredientes com antecedência e caso não conheça a receita, pesquise o modo de preparo antecipadamente para não ter nenhuma surpresa na hora.

5 – Monte uma playlist

Crie uma playlist agradável e que atenda ao gosto de todos os participantes, misturando diversos estilos. Caso não esteja muito inspirado, busque listas prontas em plataformas como o YouTube e Spotify.

6 – Não se esqueça das crianças e dos pets

As crianças e os pets também merecem atenção no momento das festas! Prepare uma pequena área da casa onde elas poderão ficar à vontade para brincar. Você pode deixar folhas de papel, lápis de cor e brinquedos para que elas também se divirtam em um espaço próprio para fazer bagunça.

Tenha atenção aos pets na hora dos fogos de artifício. Em muitas cidades, fogos que emitem barulho são proibidos, mas ainda assim é comum soltem fogos barulhentos que acabam assustando os bichinhos. No momento da queima de fogos, esteja próximo ao seu pet ou separe um cantinho especial onde ele poderá ficar seguro nesse momento, assim você evita que ele salte sobre mesas ou acabe fugindo.

7 – Imprevistos acontecem

Mesmo com toda organização e antecedência, alguma coisa pode “dar errado”. Caso algo não saia exatamente como o planejado, não se desespere. O momento é para relaxar e curtir com a família e amigos, então aproveite ao máximo a companhia e desfrute dos bons momentos.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like