Entenda como a vistoria de imóveis é feita

0 Shares
0
0
0

Ao alugar um imóvel, muito é falado sobre os cuidados necessários para que não hajam prejuízos a nenhuma das partes do contrato. Entre burocracias, assuntos administrativos e papeladas, um método de garantir a boa conservação da propriedade se faz de grande importância, depois do encerramento contratual. O momento da vistoria é trivial e bastante eficiente. Por esse motivo, tal cuidado é tão  levado a sério pela Veneza Imóveis.

Basicamente, o laudo da vistoria acontece em casos de aluguel ou venda, e serve para documentar com detalhes o estado da casa ou do apartamento, antes do locatário entrar. Absolutamente todas as partes da infraestrutura do imóvel são vistoriadas, seja interna ou externamente. Assim, quando o contrato é encerrado e o imóvel devolvido, ele deve estar nas mesmas condições que foi entregue. Esse registro detalhado é feito por meio de fotos de todas as partes do ambiente.

Geralmente, um profissional da área imobiliária é o responsável pela execução da vistoria, uma vez que sua experiência em campo facilita o trabalho. Instrumentos específicos também podem ser de grande utilidade e precisão durante a inspeção. São diversos pontos levados em consideração na avaliação prévia e posterior:

  1. Pisos e revestimentos

Em pisos e revestimentos, são percebidos o tipo deles em cada cômodo, assim como seu estado de conservação. Nos azulejos, atente-se à aderência deles, rachaduras e furos.

  • Mobília

Para casos de imóveis mobiliados, são especificados, novamente, a conservação dos armários, prateleiras, estofados e eletrodomésticos, bem como o funcionamento de trilhos, puxadores e dobradiças.

  • Pintura

Sobre a pintura das paredes, janelas e teto, são notadas a cor e o tipo de tinta usada, tal como o estado de preservação que cada área se encontra. É relevante observar possíveis furos ou pregos nas paredes.

  • Fechaduras

Nas fechaduras, é importante apontar marca de uso, modelo, conservação e desempenho dessas peças, espalhadas pelo imóvel.

  • Estrutura Elétrica

As cautelas tomadas com a estrutura elétrica do local não podem ser deixadas de lado. São testados bocais, interruptores e tomadas por todo o imóvel. Ainda, o quadro de luz é verificado a fim de protocolar o funcionamento da fiação.

  • Estrutura Hidráulica

A estrutura hidráulica também é examinada ao avaliar a saída de água por todas as torneiras do apartamento/casa.

Pouring Fresh Tap Water Into a Glass
  • Vidraçaria

A estrutura hidráulica também é examinada ao avaliar a saída de água por todas as torneiras do apartamento/casa.

Quanto aos vidros, é registrado o estado de todos eles, incluindo janelas, suas esquadrias e travas.

Quando o imóvel é novo, o processo é um pouco diferente – são checados os materiais utilizados de acordo com os critérios da planta. Todas as partes devem seguir as características especificadas na venda. Para esses casos, é interessante que o locatário carregue o memorial descritivo do imóvel. Encontrada alguma diferença, a construtora tem seis meses para operar as restaurações necessárias, tanto na estrutura principal, quanto no acabamento da propriedade.

O documento da vistoria deve sempre ser reconhecido formalmente por ambos locador e locatário no momento do aluguel ou venda. Ele é assinado pelos dois lados do contrato e, algumas vezes, também pelo fiador. Quaisquer danos produzidos no período do contrato precisam ser reparados previamente à entrega do apartamento de volta ao proprietário. Caso contrário, taxas sobre cada avaria serão cobradas.

Durante a vigência do contrato, na apresentação de qualquer defeito na estrutura do imóvel que impeça sua boa habitabilidade, a manutenção fica sob responsabilidade do proprietário. Em contrapartida, as reformas ficam na mão do inquilino quando os danos foram produzidos por ele depois da vistoria e entrega das chaves. Nesse último caso, o inquilino é quem arca com todos os gastos e deve priorizar a preservação da estrutura do imóvel da mesma forma como lhe foi entregue. A Veneza Imóveis faz a intermediação locador-locatário durante o período do contrato.

Restou alguma dúvida sobre o processo de inspeção? Entre em contato conosco!

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like