Family buy or rent house from real estate agent. Vector flat illustration of man realtor gives key to couple with kid. Landscape with building, salesman and customers

Casa ou apartamento: qual a melhor opção para você?

0 Shares
0
0
0

A escolha de um local para viver pode ser uma tarefa tão prazerosa quanto desafiadora, tendo em vista que cada propriedade tem as suas características e cada família tem suas demandas e necessidades.

Os fatores que interferem na escolha do tipo de moradia são diversos. O principal deles é a capacidade financeira de quem deseja comprar ou alugar o imóvel. É preciso, primeiramente, analisar a sua situação financeira e estabelecer o investimento sem comprometer a sua renda e posteriormente pensar nas suas demandas: se você tem ou pretende ter filhos; o seu estilo de vida; a presença de animais de estimação etc.

Na prática, cada imóvel tem suas vantagens e desvantagens, seja casa ou apartamento. Listamos nesse texto as vantagens e desvantagens desses dois tipos de imóvel para que você se decida onde irá viver.

Vantagens de morar em uma casa:

1. Área externa/quintal

Morar em uma casa normalmente significa ter uma área externa maior. Para famílias com filhos e/ou animais de estimação esse espaço costuma ser extremamente útil.

2. Autonomia para obras e mudanças

Em caso de imóvel próprio, não há necessidade de chegar a um consenso coletivo para realizar mudanças e melhorias no imóvel como ocorre em condomínios, pois essas decisões podem ser tomadas pelos próprios moradores do imóvel.

3. Ausência de taxa condominial

Morar em casas em vias abertas significa economia de taxas que normalmente são cobradas em condomínios.

4. Versatilidade

Dependendo do modelo e tamanho do imóvel, a casa pode ser usada tanto para moradia e quanto empresa no mesmo terreno. Desde que o terreno e a planta do imóvel permitam, essa opção é livre para o proprietário.

5. Garagem

A presença de garagem evita o risco de furto, avarias no veículo ou até mesmo a necessidade de pagamento de garagem extra tendo em vista que diversas casas permitem a entrada de vários automóveis ao contrário dos apartamentos onde essas vagas são limitadas e fixas.

As desvantagens de morar em uma casa

1. Custo elevado

Os custos com manutenção, indispensáveis para a conservação do imóvel, podem ser mais elevados, uma vez que ficam inteiramente a cargo do proprietário, sem a possibilidade de rateio. Esse custo pode superar a economia obtida com a ausência da taxa condominial.

2. Menos segurança

Mesmo com diversas soluções para amenizar os riscos, como câmeras de segurança, alarme e cerca elétrica, essas medidas podem ser mais caras e menos eficazes do que a segurança presente nos condomínios que, na maioria dos casos, conta com um eficiente sistema de segurança. Em casos de viagens, por exemplo, o imóvel sozinho pode ser um alvo fácil, pois acaba chamando a atenção.

As vantagens de morar em um apartamento

1. Maior segurança

A presença de uma portaria, na maioria das vezes, assegura o controle de entrada e saída do prédio. Além disso, a existência de um sistema de vigilância completo afasta os criminosos.

2. Praticidade

É muito mais simples manter os cuidados de um apartamento do que de uma casa, uma vez que basta limpar os cômodos internos e as áreas externas, que são espaços comuns, contam com prestadores de serviço para a manutenção.

3. Facilidade

Condomínios tendem a ter uma localização mais privilegiada, com acesso fácil a comércios, farmácias, supermercados e postos de combustíveis, o que pode ser uma grande vantagem.

4. Qualidade de vida

Apartamentos costumam contar com uma infraestrutura completa para o lazer familiar, com direito a áreas verdes, churrasqueira, parque, quadra, espaço pet e muitas outras atividades, garantindo assim a diversão de toda a família.

5. Economia

Ainda que o apartamento possua taxa condominial, se os gastos com a manutenção do imóvel e a redução dos gastos com lazer e academia de ginástica forem colocados no papel, o custo de morar em um apartamento pode ser bem menor do que em uma casa.

Desvantagens de morar em um apartamento

1. Regras

Uma das formas de garantir que a convivência seja boa para todos é através das regras de condomínio, que orientam sobre os direitos e deveres dos moradores, o que pode ser uma dificuldade para alguns mordores. Confira algumas das regras comuns em condomínios: contribuir com as despesas coletivas de acordo com a fração ideal estipulada para a taxa de condomínio;

  • Não realizar obras em sua unidade particular que possam comprometer a segurança da edificação;
  • Não realizar alterações na forma ou na cor da fachada, de esquadrias externas e das partes de convívio comum, se assim for estipulado;
  • Utilizar as áreas coletivas da forma como foram projetadas para serem utilizadas;
  • Utilizar sua propriedade particular com a mesma destinação da edificação, sem prejudicar a segurança, salubridade e o sossego dos vizinhos.

2. Menos privacidade e autonomia

Diferente das casas, nos condomínios a privacidade é reduzida, uma vez que nesse tipo de imóvel se convive com vizinhos diariamente dividindo as áreas em comum. Em alguns apartamentos a privacidade é menor ainda, pois é possível ouvir conversas e barulhos vindos do apartamento mais próximo.

3. Ausência de elevador

É comum que não haja elevadores em prédios com poucos andares.  Esse pode ser um fator limitante para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, cadeirantes, grávidas ou crianças.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de morar em uma casa ou apartamento, aproveite para conferir as melhores opções de imóveis disponíveis em nosso site.  

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like