Casa com piscina: custo, vantagens e desvantagens

0 Shares
0
0
0

Muitas pessoas sonham em morar em uma casa com piscina, sobretudo as que moram em cidades e regiões onde o verão é mais rigoroso. No passado, esse era um sonho distante, reservado para habitantes de condomínios de alto padrão. Porém, cada vez mais esse sonho tem sido realizado por muitas famílias, incluindo casas mais simples e menores. Isso porque o mercado tem oferecido materiais variados para construção de piscinas. 

Uma piscina proporciona diversão e qualidade de vida para toda a família. Em um país como o Brasil, com altas temperaturas, um mergulho ou um banho de sol ajudam a relaxar, melhoram a saúde e contribuem para o bem-estar físico e mental. Ter uma piscina em casa é mais uma forma de se movimentar e praticar exercícios físicos regularmente, já que ela está disponível 24 horas por dia para você!

Custos e Tipos

Piscina de fibra

A piscina de fibra não permite que haja muita personalização. Devido ao fato de a estrutura vir praticamente pronta, é necessário que a instalação seja feita no local. Esse tipo de piscina costuma ter um custo intermediário, com uma piscina grande de fibra custando em torno de 23 mil reais. Além disso, ela tem rápida instalação e é mais resistente em relação à outros tipos, como a de concreto.

Piscina de concreto

A piscina de concreto, ou de alvenaria, costuma ter um custo maior, podendo chegar até 30 mil reais a depender do tamanho e do acabamento. Por outro lado, as piscinas de alvenaria e de azulejo não restringem tamanho ou forma, além de possibilitarem uma boa decoração.

Porém, é importante escolher bons materiais. A escolha dos mais baratos, com menos qualidade, pode trazer sérios problemas no futuro. Rejuntes mal acabados e azulejos podem quebrar ou trincar, causando vazamentos. Assim, muitas vezes, os gastos são maiores do que o investimento inicial.

Piscina de vinil

Já a piscina de vinil oferece diversas possibilidades. Elas são montadas no local e não dependem de tamanho e forma. Ela exige uma base de concreto e dispensa o uso de azulejo ou pastilhas, pois seu revestimento é o vinil.

Mas sua manutenção é fácil e rápida, e seu custo também é significativamente menor que o de alvenaria: em torno de 10 mil reais. Porém, a vida útil do vinil é de oito a dez anos, sendo necessário trocar ao final de cada período.

Manutenção, Vantagens e Desvantagens

A manutenção de uma casa com piscina pode não ser tão simples, além de ser custosa. Não à toa, é uma grande preocupação de muitos na hora de decidir se vale a pena ter uma casa com piscina. Uma piscina exige energia elétrica para a filtragem e os sistemas de circulação. Além de produtos químicos para limpar e tratar a água.

Importante lembrar que esvaziar a piscina compromete a estrutura. Por isso, deve haver cuidado constante durante todo o ano, não só nas temporadas em que se usa mais a piscina. O tratamento da água deve acontecer semanalmente. Também, é importante sempre revisar os equipamentos para evitar dores de cabeça.

Gostou das dicas ou quer saber de outros assuntos? Continue navegando em nosso blog!

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like