4 dicas simples para ter um dia mais produtivo

0 Shares
0
0
0

1 – Crie hábitos de maneira consciente

Nós passamos a vida inteira criando hábitos, muitas vezes inconscientemente, mas o fato é que os hábitos podem ser ferramentas poderosas na criação de uma rotina mais organizada e produtiva.
Você repetiu tantas vezes a atividade de escovar os dentes que isso acabou se tornando um hábito, algo que hoje você faz de maneira automática, sem pensar muito.
E se você fosse capaz de criar hábitos de maneira consciente, hábitos capazes de ajudar você a alcançar um objetivo? Há pesquisas que indicam que um novo hábito leva pelo menos 21 dias para ser assimilado pelo cérebro. Isso significa que, em 21 dias, você pode criar um novo hábito como:
•    Acordar 30 minutos mais cedo (se o que você deseja é ter manhãs mais tranquilas)
•    Exercitar-se todos os dias por 40 minutos (se o que você deseja alcançar é uma vida mais saudável)
•    Escrever 500 palavras por dia (se o que você quer é praticar a escrita ou terminar um manuscrito)
Avalie seus hábitos (os que já fazem parte da sua rotina e aqueles que você deseja inserir). Verifique quais desses hábitos estão efetivamente contribuindo para o seu desenvolvimento e produtividade e quais estão apenas permitindo a você sabotar a si mesma dia após dia.
Você pode reprogramar seus hábitos, usá-los de maneira consciente para se tornar aquilo que você deseja ser (como, por exemplo, uma pessoa mais organizada e produtiva).

2 – Perfeccionismo x Aperfeiçoamento

Tem uma coisa que afeta muito a nossa produtividade: perfeccionismo. 
“Você não precisa ser bom para começar, mas você precisa começar para ser bom.”
A dica é entender que não precisa ser perfeito para ser feito. Quando tiver uma ideia, um plano, uma meta nova, simplesmente ignore a voz dentro de voz que martela sobre o quanto você não é boa o suficiente, sobre o fato de que você não tem as ferramentas certas, ou não sabe o suficiente para colocar em prática, e siga em frente.
Somos seres humanos em evolução. Comece com o que você tem e dê o melhor de si mesma. A graça da vida está na jornada, no caminho onde, a cada passo dado, você aprende algo novo. O segredo é procurar evoluir sempre. Não permita que o perfeccionismo te impeça de experimentar coisas novas.
Não precisa ser perfeito. Só precisa ser feito, e então, diariamente aperfeiçoado.

3 – O problema em ser multitarefa

Precisamos desconstruir a ideia de que precisamos ser multitarefa. Você não precisa fazer tudo ao mesmo tempo.
A dica é: tenha um tema para o seu dia, para sua semana. Tente se concentrar em, no máximo, 3 tarefas por dia. Se estiver trabalhando em um projeto, tente organizar as atividades de maneira a agrupá-las para que tudo flua da melhor maneira possível. Separe um dia para escrever, outro para responder e-mails, outro para agendar reuniões e por aí vai. Isso vai te ajudar a ser mais produtivo.

4 – Tire da cabeça e coloque no papel

Se a sua mente está constantemente preocupada sobre qual o próximo passo, como ela será capaz de se concentrar no que precisa ser feito agora? 
Quando você tira da cabeça e coloca no papel, consegue organizar o que precisa ser feito, categorizar, e sua mente fica livre para se concentrar no que precisa ser feito, para criar.
Anote no papel o que precisa ser feito naquele dia. Eleja 3 prioridades para o seu dia e organize o restante por período do dia (manhã, tarde e noite). Assim, siga uma lista de tarefas, com prioridade e ordem, e isso vai ter ajudar a não procrastinar, Experimente. 

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like