TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CRÉDITO IMOBILIÁRIO

0 Shares
0
0
0

O crédito imobiliário é uma das formas mais utilizadas na compra da casa própria. Por isso é importante descobrir o seu potencial financiamento imobiliário no início da busca.
Entre as vantagens de comprar com uso do financiamento está a possibilidade de uso imediato do bem, o que é excelente para quem não quer (ou não pode) esperar até juntar o valor para o pagamento à vista, além de ser a maneira mais fácil de sair do aluguel.

Para calcular o valor máximo que você pode ter de financiamento, o banco utiliza a renda familiar comprovada. A renda é composta pela soma dos rendimentos de todos os integrantes da família que irã morar no imóvel. O banco determina que o valor da prestação do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda familiar mensal, quanto maior a renda familiar, maior o limite. Com essa informação, a instituição bancária define o valor de entrada, as prestações, as taxas de juros e, também, se o seu perfil é elegível por algum programa do governo, como, por exemplo, o Minha Casa Minha Vida.

SIMULADOR DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

Antes de tomar a decisão é possível fazem um bom planejamento com a ajuda do simulador de financiamento imobiliário. Com ele, é possível ter uma visão claro dos custos envolvidos na transação e testar diferentes possibilidades.

COMO AUMENTAR O POTENCIAL DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

Aumentar a renda familiar: inclua todos os familiares que pretendem morar no imóvel para ajudar na composição de renda, aumentando assim o valor de parcela que podem financiar.
Melhorar o Scoring: um bom histórico de crédito define uma taxa de juros mais atrativa para o crédito imobiliário.

Financiar a uma idade menor:  ao contratar o financiamento existe a necessidade de um seguro habitacional, cuja alíquota é calculada com base na idade do cliente, então, quanto menor a idade, menores as chances de sinistralidade e as taxas aplicadas no financiamento.

COMO AUMENTAR AS CHANCES DE CONSEGUIR UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

 O primeiro passo é ter uma renda compatível com o valor do imóvel que deseja comprar é um primeiro passo, porém ainda assim existe a possibilidade de não ser aprovado na análise de crédito da instituição que concede o financiamento.

Algumas dicas para aumentar as suas chances de ser aprovado são:

Consulte o seu CPF e se existe restrições em seu nome, você pode fazer isso de maneira gratuita acessando o site do Serasa.

Faça o cadastro positivo: Um bom histórico de crédito é primordial para ser aprovado. Por isso abra o Cadastro Positivo no Serasa.  O banco irá buscar o seu CPF no sistema para saber se você é ou não um bom pagador.

Abra uma conta no banco em que você vai pedir o financiamento imobiliário: Quanto mais tempo você for cliente do banco, maior será o seu histórico de crédito, com isso a instituição entende a sua movimentação, avalia seu potencial de pagamento e pode aprovar a solicitação mais rapidamente.  Além disso concentre seus recebimentos no novo banco, use ele para as principais movimentações, essa é uma forma de comprovação para o banco que a renda é suficiente para arcar com as prestações do empréstimo.

COMO O MEU POTENCIAL DE COMPRA PODE AUMENTAR?

É bom lembrar que o potencial de compra pode aumentar por conta de alguns fatores que influenciam diretamente no resultado. São eles:

  • Aumento nos recursos para pagar na entrada: Quanto mais você conseguir pagar à vista, menor o montante financiado e mais facilidade para negociar condições melhores.
  • Aumento nos recursos pagos até a entrega das chaves (na compra de um imóvel na planta): Faça pagamentos maiores periodicamente e adiante as parcelas mensais durante a construção do imóvel para conseguir reduzir o volume de financiamento. 
  • Uso do saldo do FGTS: O FGTS pode ser usado para pagar a entrada do financiamento 
  • Aumento no potencial de financiamento imobiliário

Outro fator que influencia no potencial de compra de imóveis e nas exigências dos bancos para conceder financiamento é a taxa de juros.

É importante lembrar que o prazo do financiamento também é relevante no cálculo de potencial de compra, pois quanto maior o prazo, maior o potencial de compra. O prazo máximo aceito é de 360 meses (30 anos).

Financiar um imóvel pode ser a melhor alternativa para você conquistar a casa própria com mais agilidade e sem comprometer seu orçamento. Com nossas dicas, ficou ainda mais fácil entender o seu potencial de compra e ter a tão sonhada aprovação de crédito imobiliário.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like