Tendências do mercado imobiliário para 2023

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    Levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostraram que 62% dos empresários do setor acreditam que o mercado imobiliário em 2023 estará um pouco ou muito melhor do que nos últimos anos. Isso porque, ainda em 2022, 55% dos empresários do ramo imobiliário apontaram que as vendas de 2022 estiveram de acordo ou acima das metas previstas no início do ano. 
    O setor imobiliário passou por diversas mudanças durante os últimos anos. Saindo desse cenário de crise, as expectativas são positivas diante de um cenário mais previsível. Para impulsionar as vendas de imóveis em 2023, a tecnologia pode ser uma grande aliada da sua empresa. Mas, além disso, existem algumas tendências que podem ajudar no posicionamento de mercado. Confira! 

O que você pode esperar em 2023? 

  • Processos imobiliários mais tecnológicos e menos burocráticos: 
    • Imobiliárias que optam por processos tecnológicos conseguem diminuir a burocracia na hora de atender os clientes, como é o caso da assinatura digital de um contrato. Quanto mais facilitado for, melhor será a visão dos consumidores frente aos serviços oferecidos. 
  • Procura por ambientes versáteis para viver e trabalhar: 
    • A procura de propriedades maiores para se viver aumentou muito pós a Pandemia, pela necessidade de ampliar as funcionalidades dos imóveis, seja com espaços apropriados para o home office, como áreas de ‘co-working’, ou com itens de bem-estar. 
  • Preferências por obras inteligentes e sustentáveis: 
    • Os empreendimentos sustentáveis são uma tendência no mercado imobiliário em 2023. Por meio de projetos que utilizam energia limpa e renovável, é possível oferecer soluções inteligentes para diminuir o impacto ao meio ambiente. 
  • Foco em atendimento personalizado: 
    • A tecnologia também é decisiva para oferecer um atendimento de qualidade e personalizado. Um bom exemplo é o ‘chatbot’, um recurso que simula a conversação humana por meio da inteligência artificial. 
  • Uso de CMR imobiliário: 
    • O uso de um CRM (Customer Relationship Manager) robusto se estabelece como um recurso fundamental para potencializar a gestão das imobiliárias, bem como maximizar os resultados das empresas. 
  • Uso de tecnologias: 
    • A demanda por inovação tecnológica se intensificou e vai permanecer no segmento imobiliário. Para 2023, a tecnologia tende a se tornar cada vez mais essencial para a imobiliária, desburocratizando processos e potencializando resultados. 

Como se preparar? 

  • Coloque o cliente no centro do processo: 
    • Fortalecer o relacionamento com o cliente e o atendimento on-line também é um ponto essencial do processo. Assim, sua imobiliária precisa compreender as características e as necessidades dos seus clientes para oferecer os melhores serviços. 
  • Use dados como aliados: 
    • O uso de dados pode ser eficiente para conhecer as demandas da sua clientela e melhorar a gestão da sua imobiliária. O CRM auxilia no armazenamento de informações sobre os seus contatos e a sua base de imóveis. Com isso, a empresa consegue apresentar soluções mais adequadas e aumentar a taxa de conversão de vendas. 
  • Invista em inovação: 
    • O investimento em plataformas inovadoras de gestão que permitem que a sua imobiliária potencialize o desenvolvimento das atividades administrativas e financeiras. 

Gostou das dicas ou quer saber de outros assuntos? Continue navegando em nosso blog! 

Fonte das imagens: Salute Imóveis | Duda Imóveis 

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