Textura do topo de página do site da Veneza

Primeiro imóvel: devo optar por locação ou compra?

Sair da casa dos pais e conquistar a independência é um dos momentos mais esperados..

Sem comentários

Buscar posts:

Sair da casa dos pais e conquistar a independência é um dos momentos mais esperados por todos, principalmente os jovens. Seja para casar, morar sozinho ou dividir a moradia com amigos, o primeiro imóvel chega na vida de todos com dezenas de dúvidas, mas a principal é: devo optar por locação ou compra? Nesse artigo vamos te ajudar a olhar para os dois lados, considerando os benefícios e malefícios para quem está em busca da sua primeira moradia.

Um sonho comum do brasileiro é o sonho da casa própria, muitos, inclusive, só decidem sair da casa dos pais quando têm a certeza de que conseguirá arcar com os custos de um imóvel próprio, mas esse é um dos casos em que o aluguel se torna mais atraente, entre os motivos está as incertezas de que a família algum dia poderá aumentar, se aquela localização será sempre boa para o comprador ou a família e se estará pronto financeiramente para assumir essa grande aquisição.

Quando levamos em conta a economia que precisa ser bem organizada para essa grande mudança na vida, o aluguel se torna a melhor opção. Porém, quando o comprador tem o valor total do imóvel para pagá-lo à vista, aí sim a compra se torna a melhor opção, pois ele se livre dos juros do financiamento, que aumentam o valor total do imóvel e podem variar de acordo com a situação financeira do país.

Optar pela locação ou pela compra do imóvel é algo que deve ser bem pensado antes de tomar a decisão real, por isso separamos algumas opções do porque você deve comprar ou alugar:

Quando optar pela locação?

1 – Quando as parcelas do financiamento ficam mais caras do que o contrato de locação, principalmente por conta dos juros mais altos;

2 – Quando após cálculos e pesquisas, fica mais barato alugar um imóvel agora para juntar dinheiro e investir em um imóvel próprio depois e à vista;

3 –  Quando o objetivo não é criar raizes e você precisa de flexibilidade para se mudar a qualquer momento;

4 – Quando o dinheiro para a entrada do financiamento da casa própria não é o suficiente;

5 – Quando a sua renda ainda não é estável para assumir as parcelas de um financiamento a longo prazo.

Quando optar pela compra do imóvel?

1 – Quando a economia está ao seu favor e os juros do financiamento está mais baixo;

2 – Quando você tem dinheiro guardado para conseguir fazer a amortização das parcelas do imóvel e assim diminuir os juros;

3 – Quando o acesso a programas de habitação faz parte dos seus planos, como o Minha Casa Minha Vida;

4 – Em casos de casamento ou quando você está querendo criar raizes no local;

5 – Quando o seu sonho sempre foi investir na sua casa própria para poder decorá-la do jeito que sempre quis;

6 – Quando a valorização do imóvel é a perspectiva do momento atual e a compra se tornará um investimento a longo prazo.

Conclusão

Analisou todas as opções? Então é hora de observar que essa decisão é bem particular e envolve não só a questão financeira, como também o emocional e o momento que você está passando. Essa não é uma escolha fácil e depende de muitos fatores que devem ser analisados, muitos deles fogem do controle de um corretor de imóveis ou até mesmo da imobiliária.

Mesmo que a oportunidade e o momento sejam bons e propícios para a compra do imóvel, como juros baixos, por exemplo, é preciso pensar bem em todos os fatores antes de fazer a compra, não só se o orçamento caberá em seu bolso, mas também se aquele lugar é onde você quer criar raizes, se o tamanho do imóvel está bom para você ou se há incertezas de que a família irá aumentar ou se a empresa irá te transferir de cidade ou até mesmo estado.

É importante ter sempre em mente que nem sempre o fator financeiro deve ser levado em principal consideração. Conversar com profissionais dessa área será sempre a melhor forma de você considerar todas as opções do mercado, fazendo a escolha certa para esse momento tão esperado da vida, que é a mudança para o primeiro imóvel. Seja locado ou comprado, esse imóvel será o seu lar.

Sem comentários

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado