Two tiny men preparing for move. Flat vector illustration. Two people filling out giant list with checkmarks, holding key in background of house. Moving, housing, planning, renting, ownership concept

O que fazer no dia da vistoria do imóvel

0 Shares
0
0
0

A vistoria de imóveis é uma avaliação cujo objetivo é identificar problemas na estrutura de um imóvel e assim garantir condições de ocupação para o próximo morador, além de resguardar inquilino e locador. A vistoria garante que inquilino devolva a residência nas mesmas condições em que lhe foi entregue. Assim como cabe ao proprietário entregar a propriedade nas melhores condições de uso.

A vistoria não se aplica somente aos contratos de locação, ela também vale para contratos de compra e venda, garantindo a identificação de eventuais problemas que passariam despercebidos em uma visitação comum.


O que levar em consideração em uma vistoria de um imóvel?

Durante a vistoria é preciso paciência, ela não deve ser feita com pressa. Por isso, tenha paciência para procurar por detalhes que podem passar em branco na visita. Escolha um dia tranquilo em que você tenha disponibilidade de tempo para realizar de forma criteriosa.

Vale chamar família ou amigos para te ajudar nessa tarefa – duas cabeças verificam melhor do que uma. Existem empresas que são especializadas neste tipo de serviço que também podem te ajudar.

Cuidados e itens essenciais para a vistoria

• Verifique a instalação dos pisos e azulejos do imóvel, estes devem estar corretos, sem partes estufadas ou rachaduras. Observe a qualidade do rejunte buscando por qualquer tipo de trinca ou partes esfarelando. Dê leves batidas na superfície dos azulejos e pisos em busca de “ocos”.

• Utilize uma fita adesiva para marcar possíveis problemas e tire fotos com seu celular.

• Verifique o fechamento das portas e janelas, procurando também por pinturas danificadas, arranhões e se o material delas corresponde com o memorial descritivo.

• Se a pintura dos cômodos está entre as tratadas no contrato, verifique as condições da pintura, a qualidade da tinta usada, presença de rachaduras, manchas ou estofamento na parede. Analise as paredes que ficam expostas à chuva e ao sol, bem como os tetos dos ambientes mais úmidos da casa, que são a cozinha e o banheiro.

• Observe se a fiação do chuveiro está em boas condições — ela precisa manter-se presa e dentro de uma proteção. Verifique se existe o fio terra em toda a fiação do imóvel, o que impedirá danos provocados por raios.

• Não se esqueça das áreas externas.

• Leve uma fita métrica para a avaliação do tamanho da vaga de garagem disponibilizada. Verifique se não há nada que seja empecilho para o estacionamento do seu veículo.

• Tenha em mãos o memorial descritivo do imóvel para verificar os materiais aplicados de acordo com as especificações.

• Abra todas as torneiras e deixe a água escorrer por um tempo. Ao fechar as torneiras, verifique se não há vazamentos.

• Não esqueça de verificar a vazão das descargas, acionando cada uma delas mais de uma vez. E veja se há pressão suficiente no chuveiro.

• Leve um carregador de celular ou qualquer outro item que possa funcionar em uma tomada, para testar as instalações elétricas e confira a voltagem dos chuveiros.

• Escolha um dia claro para a vistoria e utilize uma lanterna para observar possíveis infiltrações nas paredes.

• O imóvel já mobília? Cheque as portas dos armários e o interior deles para garantir que não existem prateleiras soltas, furos, manchas, e outros danos.

Não se esqueça: a vistoria é a checagem final. Se você encontrar qualquer problema estrutural ou falha grave, é preciso relatar.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like