Nos anos 30, terras londrinenses foram sorteadas por jornal paulista

0 Shares
0
0
0

Como todo bom londrinense deve ter na memória, nossa cidade foi construída com base no projeto inglês de colonização da Companhia de Terras Norte do Paraná. Somente em 3 de dezembro de 1934 é que Londrina foi oficialmente criada. Mas o ponto principal, aqui, é lembrar que as terras fertilíssimas da cidade foram adquiridas pela Companhia lá em 1929, quando a empresa também assumiu o controle da Companhia Ferroviária São Paulo–Paraná.

Ou seja, muito antes do povoamento, as terras daqui já eram bem cobiçadas pelos ingleses. Meses depois de sua criação, em 19 de maio de 1935, um fato curioso aos londrinenses de hoje em dia era publicado no jornal Correio Paulistano: uma promoção que sorteava brindes aos assinantes do periódico anunciava o prêmio de uma gleba de 30 alqueires de terras da Fazenda Floresta, aqui em Londrina.

Interessante perceber que, enquanto nos dias atuais são sorteados diversos artigos de decoração, beleza, pratos gastronômicos, entre tantas outras categorias, há 81 anos eram sorteados os terrenos em que habitamos hoje!

O preço das terras sorteadas era de 15 mil réis. O anúncio havia sido divulgado antes da inauguração da estrada de ferro SP-PR. Naquela época, esse valor correspondia a cinco rádio-vitrolas ou a quatro geladeiras. Já pensou?!

A partir dessa campanha promocional, semanas após a mesma, a Cia de Terras Norte do Paraná já anunciava mais terrenos, no mesmo jornal. Parece que as duas empresas entraram em um acordo, hein.

Fonte: Doc.Londrina

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like