02/02/2022
Imóveis como garantia em empréstimos: como funciona?
São muitas as opções para aqueles que estão em busca de crédito. Mas você sabia..
Sem comentários
Imóveis
São muitas as opções para aqueles que estão em busca de crédito. Mas você sabia que é possível usar um imóvel como garantia de empréstimo?
Conhecida como Home equity, essa modalidade de empréstimo utiliza um imóvel como garantia para o banco, ou seja, esse imóvel passa a ser vinculado ao banco até que o empréstimo seja totalmente pago. Diferente do empréstimo com garantia de veículo, a casa ou apartamento que será usado como garantia não precisa estar quitado.
Mesmo que pareça uma ótima oportunidade de crédito, é preciso conhecer as vantagens e os riscos desse tipo de negócio.
Como funciona
A liberação do crédito para essa modalidade de empréstimo é mais demorada e burocrática, pois é necessário comprovar que a garantia é válida. As estapas para a contratação são:
1 – Depois de analisar as opções de empréstimos disponíveis e optar pelo Home equity, a empresa fará uma análise de renda para verificar as condições financeiras do cliente;
2 – O imóvel passará por uma avaliação física e jurídica;
3 – O próximo passo é assinar a documentação e fazer o registro de todos os documentos em cartório;
4 – O crédito é liberado.
Vantagens
O maior atrativo do empréstimo com garantia de imóveis são as taxas de juros mais baixas que as outras modalidades e um prazo de pagamento mais longo. Dependendo da instituição financeira, as taxas podem chegar a 0,70% ao mês.
Outra grande vantagem é que o valor do empréstimo com garantia de imóvel é mais alto que as outras modalidades, podendo chegar até 60% do valor do imóvel.
Desvantagens
Antes de optar por esta modalidade de crédito, o consumidor precisa ter um planejamento muito preciso de suas finanças. O Home equity não deve ser utilizado para sanar dívidas já existentes.
O processo de obtenção do crédito através do Home equity tende a ser mais demorado do que outros tipos de empréstimos e alguns fatores colaboram com a demora, como tempo de análise de crédito, avaliação de imóvel e outros trâmites. Portanto, se existe urgência na solicitação, essa modalidade não é a melhor opção.
O seu imóvel está em jogo! Se o objetivo é abrir um negócio ou investir, o cliente pode analisar outras linhas de crédito junto ao seu banco, pois podem existir outras opções que não coloquem o imóvel em risco.
Cuidados
Antes de optar pela contratação de um empréstimo de risco, simule e compare as opções de crédito disponíveis, pois se o empréstimo não for pago em dia, o banco poderá leiloar o imóvel para sanar a dívida.
Como já dito, não se deve utilizar a alternativa para cobrir dívidas já existentes. O ideal é tentar pagar as dívidas de outra forma, já que será feita uma nova dívida que poderá levar à perda do imóvel.
Analise bem os riscos antes de optar pelo crédito com garantia de imóvel e coloque os gastos na ponta do lápis. Avalie e compare todas as opções disponíveis para encontrar a melhor alternativa.
Sem comentários