24/06/2024
Fatores que influenciam na valorização do seu imóvel
Quem trabalha com investimento imobiliário para locação ou revenda, precisa saber que alguns fatores são..
Sem comentários
Imóveis
Mercado
Quem trabalha com investimento imobiliário para locação ou revenda, precisa saber que alguns fatores são importantíssimos para a valorização do preço do imóvel. Para que a aquisição do imóvel seja o melhor negócio possível, é importante avaliar todos os quesitos desse investimento, por isso, na hora de comprar, é importante reconhecer fatores que farão com que essa compra traga um grande retorno financeiro mais pra frente, fatores esses que poderão favorecer a locação ou revenda do imóvel.
A valorização do empreendimento significa um processo que todas as construções estão sujeitas, sejam elas residenciais ou comerciais. Isso acontece por que com o passar dos anos, esses imóveis tendem a passar por um reajuste no valor inicial, quando o negócio for bem feito, esse reajuste pode significar um aumento significativo em relação ao valor inicial que foi pago pelo primeiro proprietário.
São diversos fatores que podem fazer esse preço subir, como reformas que o próprio morador fez no imóvel, ou até mesmo a localização do imóvel ter passado por algumas mudanças que a tornaram melhor, como a melhoria na locomoção e acessibilidade, áreas verdes, empreendimentos e centros comerciais próximos ou até mesmo melhoria da segurança do local. Abaixo listaremos os 5 principais fatores que poderão influenciar na valorização de um imóvel:
1 – Infraestrutura
Esse é um dos fatores mais importantes na valorização de um empreendimento, para ter uma boa estrutura, logo o imóvel deverá estar localizado em um lugar bom, pois esse fator se diz respeito ao pavimento correto das calçadas, face solar do imóvel, acesso à internet e outros meios tecnológicos, além de uma vasta opção de estabelecimentos importantes na proximidade, como farmácias, supermercados, agências bancárias, escolas, universidades e centros comerciais.
2 – Área de lazer
Esse fator é tão importante quanto o citado acima, além disso, quando unidos eles são responsáveis por valorizar muito um imóvel, principalmente apartamentos ou casas em condomínios. Desde a pandemia do Covid-19, as áreas de lazer dos novos empreendimentos tem focado muito em opções completas para que o morador tenha tudo o que precisa em casa. Muito desse lazer está relacionado a saúde e bem estar, por isso um imóvel que irá se valorizar no futuro precisa ter: academia completa, spa, quadra poliesportiva, piscina e salões de festa.
3 – Estrutura da residência
Diferente da infraestrutura, a estrutura do imóvel se diz ao que o futuro comprador irá desejar ter e quais serão as suas necessidades no imóvel. Dependendo do que for ofertado a esse possível comprador, é possível ver um valor impactante no final da negociação. Na estrutura envolve a quantidade de m2, número de dormitórios, se há suíte ou não disponível no imóvel, varanda, cozinha e sala amplas, além do acabamento do imóvel, como pisos, revestimentos e iluminação. A estrutura do condomínio também é de extrema importância, nela será avaliado principalmente o uso da tecnologia para segurança nas áreas comuns.
4 – Documentação do imóvel
A documentação em dia e sem nenhuma pendência de um imóvel será importantíssimo para a valorização do mesmo no futuro. Por isso, antes de comprar seu imóvel para depois aluga-lo ou revendê-lo, tenha em mente que há diversas burocracias a serem seguidas para garantir um bom retorno financeiro. Antes de comprar, verifique se o imóvel consta alguma dívida com a prefeitura da região, inclusive é importante averiguar se esse imóvel está constando em algum tipo de inventário.
5 – Localização
Esse é o fator que sem dúvida mais influencia no valor de um imóvel. Seja ele um imóvel grande ou pequeno, mobiliado ou não, se ele estiver localizado em um local muito bom, com infraestrutura completa e seguro, esse imóvel terá um preço mais alto tanto para venda, quanto para locação. Quando falamos em boa localização não dizemos apenas que esse imóvel deverá estar onde estão os maiores centros comerciais e empresariais da cidade, além de estar perto de escolas, universidades e ter uma estrutura de locomoção, mas sim na segurança que a região oferece e a oferta de ótima qualidade em recursos básicos, como água, luz, esgoto, telefone, tv e internet.
Por fim, toda essa avaliação deve ser feita antes de comprar um imóvel para investimento. A pesquisa detalhada sobre a região e as expectativas de crescimento do bairro, cidade e até estado contarão muito na hora da pesquisa. Para isso, é importante contar sempre com a ajuda de um profissional do mercado imobiliário para fazer a melhor escolha.
Sem comentários