29/12/2023
Cuidados ao comprar imóvel na planta
Se uma das suas metas para 2024 é comprar um ou mais imóveis na planta,..
Sem comentários
Dicas
Imóveis
Mercado
Se uma das suas metas para 2024 é comprar um ou mais imóveis na planta, é preciso ficar atento a uma série de cuidados. Comprar um imóvel na planta pode ser muito mais vantajoso do que comprar um imóvel pronto, isso por que a modalidade traz diversas vantagens, principalmente quando falamos sobre economia. Se você ainda não conhece essa modalidade, vamos te explicar!
A compra de um imóvel na planta significa investir em um apartamento ou casa que ainda está em processo de construção, existem três etapas para a aquisição de um imóvel na planta: lançamento, construção e vistoria e entrega das chaves.
Lançamento – Essa a primeira parte do início das vendas de um imóvel na planta. É nessa fase que o futuro comprador vai poder ver detalhes do projeto que já está definido, onde será o empreendimento, tudo o que estará inserido nele e inclusive a região, além disso, nessa fase também é possível fazer visita a um apartamento decorado. Nessa fase também é possível conhecer a forma de compra do imóvel, com condições facilitadas de compra pela construtora.
Construção – É nesse momento que o empreendimento sai do papel e iniciam as obras, quem compra o imóvel ainda na fase de lançamento, tem a possibilidade de acompanhar todo o processo da obra. Esse tempo de construção varia de 18 a 36 meses após o lançamento.
Vistoria e entrega das chaves – Esse sem dúvida é o momento mais esperado de quem compra o imóvel na planta. Após a conclusão da obra, a construtora entrará em contato com você para a vistoria do imóvel e a entrega das chaves, durante a vistoria é importante ficar atento em todos os detalhes, como acabamentos, instalações hidráulicas e elétricas, pisos e testar as portas e janelas.
A forma que o comprador irá adquirir o imóvel na planta dependerá das opções dadas pela construtora, mas em geral essa compra pode ser feita por pagamento à vista, financiamento imobiliário ou até mesmo por consórcio imobiliário.
Essa é a dúvida de muitos clientes que querem investir nesse tipo de imóvel, mas não conhece todas as vantagens que ele traz. São muitos benefícios além dos citados acima que a compra de um apartamento ou casa na planta traz, como: mais economia e preços acessíveis, não há necessidades de reparos e reformas antes de morar, o imóvel tem mais chance de valorizar, o comprador tem mais tempo para se organizar antes da mudança, além disso tudo, algumas construtoras conseguem parcelar a entrada do investimento.
Porém, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que essa compra traga só vantagens e economia. Entre os principais cuidados está em conhecer bem o projeto e ter uma imobiliária ou corretor de imóveis de confiança para ajudar em todo o processo da compra.
Conheça bem a construtora: é indispensável na hora da compra de um imóvel na planta o conhecimento sobre a construtora. É importante saber se essa construtora não tem problemas na legalização do terreno e da construção, além de der uma boa reputação na hora da entrega de todos os empreendimentos que já foram feitos por ela. Conversar com corretores de imóveis de confiança ajudará o comprador em todas essas questões.
Documentação do empreendimento deve estar em dia: toda construção conta com diversas documentações que devem estar em dia é autorizadas pela justiça. Um dos pontos mais básicos na hora de comprar um imóvel na planta é a verificação do Registro da Incorporação, pois ele contém uma descrição discriminando tudo o que será construído, além de identificar quem administrará a obra e os responsáveis pelo empreendimento.
Ter sempre guardado as documentações e correspondências: quando compramos um imóvel na planta, estamos investindo em um bem futuro, ou seja, ele ainda não existe na prática, só no papel, para ter segurança na hora da entrega das chaves, é importante que o comprador guarde toda a documentação e correspondências elaboraras pela construtora. Caso algo aconteça durante ou após a entrega das chaves, essas documentações servirão como uma prova caso haja alguma ação movida contra o comprador a construtora.
Tenha bastante atenção ao memorial descritivo: se o comprador adquiriu o bem durante a fase de lançamento, o memorial descritivo é tudo o que ele terá para identificar todos os detalhes do bem. Por isso é bom fazer uma leitura crítica desse documento, para saber com detalhe tudo o que estará inserido na hora da entrega das chaves. Formalizar todas as transições no cartório de registro de imóveis: para evitar dores de cabeça, é importante formalizar todos os documentos em cartório. Desde o início da compra até o fim do projeto, todos os documentos e declarações podem ser levadas ao cartório de registro de imóveis para estarem presente no anexo da matrícula do imóvel. Com esse registro, o comprador tem muito mais
Sem comentários