CORES DO ANO

0 Shares
0
0
0

Durante o ano inteiro temos campanhas coloridas que ressaltam a importância de conscientização sobre diversas doenças que assolam a nossa sociedade.

Com o objetivo de fazermos um pouco mais, além das campanhas sazonais, resolvemos compartilhar com vocês as causas e cores dos meses do ano inteiro e maneiras que podemos ajudar. 

Juntos nós podemos muito mais! 

Os meses de Fevereiro Laranja, Março Azul Marinho, Julho Amarelo, Outubro Rosa, Dezembro Laranja e Novembro Azul, são os meses que tem foco em conscientizar a sociedade sobre a prevenção de diversos tipos de câncer. Leucemia, Colorretal, Câncer ósseo, de mama e de próstata. 

Esses são alguns dos tipos mais recorrentes de câncer e é preciso fazer os exames preventivos, que aumentam a chance de cura, em alguns casos, em até 90%. 

Se você quer ajudar a essa causa existe algumas formas. 

Hospital do Câncer de Londrina referência nacional no tratamento da doença. Eles fazem campanhas e ações para arrecadar recursos para continuar a viabilizar os atendimentos e apoio aos familiares que vêm de todos os lugares do país.

ONG Viver fundada em 2001 e trabalha com o acolhimento e apoio às crianças e adolescentes com câncer.

Janeiro Branco

A campanha de janeiro é dedicada a colocar em evidência os temas de Saúde Mental como forma de prevenção ao adoecimento mental da humanidade. 

Em cidades que tenham faculdades públicas é comum encontrar serviços de atendimento psicológico de maneira gratuita, além das faculdades é possível obter atendimento pelo SUS através das CAPS. 

CAPS LONDRINA – (43) 3379 0739

SEBEC UEL – (43) 3371 4452

Abril Verde

Durante o mês de abril, órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderem à campanha Abril Verde, uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. O dia 28 de abril é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.  

Junho Vermelho

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), revelam que apenas 1,6% dos brasileiros doam sangue, sendo que o número ideal seria entre 3% a 5%. Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato que salva vidas!

Para ajudar a mudar esse cenário, campanhas e movimentos como o Junho Vermelho foram criados. 

Doe Sangue em Londrina o ano inteiro 

Hemocentro de Londrina –  R. Cláudio Donizete Cavalieri, 156 – Londrina  (43) 3371 2218

IHEL – R. Sen. Souza Naves, 667 – Centro, Londrina – (43) 3374 7800

Agosto Dourado

As ações de saúde neste mês se voltam para a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses para o desenvolvimento sadio de bebês e crianças.

Setembro Amarelo

Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

Existem canais de ajuda como o CVV que é uma rede nacional de apoio por canais diversos.
Ligue 188

Setembro Lilás/Roxo

Dia 21 de Setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

A data criado em 1906 pela ADI- Associação Internacional do Alzheimer tem como maior objetivo a conscientização e propagação de informações sobre a Doença de Alzheimer.

O Instituto não me esqueça fundado em 2017, em Londrina, por um grupo de familiares-cuidadores e profissionais da área da saúde. Defende os direitos e da qualidade de vida dos Doentes de Alzheimer, seus familiares e cuidadores. Para saber mais sobre o projeto e ajudar com doações acesse naomeesquecas.com.br/home

Dezembro Vermelho

No Brasil, o Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é o 1º de dezembro. 

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like