Banheiro úmido: dicas para ambientes pouco ventilados

0 Shares
0
0
0

Em casas e apartamentos pequenos é comum encontrar o seguinte problema: ambientes mal ventilados. Caso exista umidade, como é o caso dos banheiros, o problema pode ser ainda pior. Ambientes úmidos e mal ventilados são propícios para o mofo, que é prejudicial à saúde.

Os fungos presentes no mofo podem causar ou agravar alergias e doenças respiratórias como a asma, rinite, sinusite, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e outras alergias, que podem se tornar crônicas.

Além disso, doenças que afetam olhos e pele, causando conjuntivite e dermatite atópica, também estão associadas à presença de fungos no ambiente.

Com a chegada do inverno, a quantidade de banhos quentes e demorados aumenta. Com isso, o ambiente recebe mais umidade e os cuidados devem ser redobrados. Confira algumas dicas para evitar ou solucionar a presença de mofo em ambientes mal ventilados:

Mantenha a porta aberta

Em ambientes com pouca ventilação, é preciso deixa-lo o mais arejado possível, mantendo a porta aberta e caso exista janela, o mesmo deve ser feito. A boa ventilação do ambiente compromete a formação das colônias de fungos, e o contrário contribui para que a colônia se prolifere com mais facilidade.

Essa é uma solução fácil, prática e sem custos que qualquer um pode adotar em casa.

Instale um exaustor

Ainda que o banheiro possua janela, talvez ela não seja suficiente para manter o ambiente arejado e saudável. Neste caso, o exaustor para banheiro pode ser uma alternativa eficaz, pois ele é capaz de transferir o ar úmido do cômodo para o ambiente externo.

Use um desumidificador

Outra alternativa para o controle da umidade é o desumidificador de ar, que reduz as gotículas de água presente no ambiente, devolvendo ao local um ar com umidade entre 30% a 60%. As gotículas captadas pelo aparelho vão para uma caixa, que deve ser esvaziada posteriormente.

Invista em plantas

Além da decoração, as plantas em banheiros possuem a finalidade de filtrar o ar e a umidade presente no local, evitando o surgimento do mofo.

As mais adequadas para os banheiros são as plantas tropicais, que gostam de um clima quente e úmido. O Lírio da paz, eucalipto, espada de São Jorge, avenca e samambaia são algumas opções.

Faça manutenção regularmente

Realize a manutenção periódica do telhado e da estrutura do imóvel em busca de infiltrações no local. Nos apartamentos, a conferência deve ser feita também pelos vizinhos, pois seu imóvel pode ser afetado por uma infiltração em outro apartamento.

Com a manutenção periódica é possível encontrar a causa do mofo, que pode ser proveniente da própria umidade do banheiro, mas também de uma infiltração.

Para banheiros, você pode investir em tinta antimofo e rejunte antimofo para prevenir o problema. Esses itens costumam evitar o aparecimento de mofo e facilitam na hora da limpeza.

Contrate um especialista

Caso o ambiente esteja muito comprometido, a solução é contratar um especialista para avaliar o problema e propor a melhor solução. Pois, em alguns casos, pode ser necessário refazer a parede, preparando-a com impermeabilizante e tinta antimofo.

Mantenha a limpeza em dia

Limpe o banheiro regularmente, mesmo que não haja foco de mofo evidente. Para a limpeza semanal e diária, é necessário contar com água sanitária, desinfetante, saponáceo, tira limo e limpador multiuso. Lave bem os rejuntes seque o máximo possível depois da limpeza e mantenha a porta aberta para terminar de secar. Além disso, é importante não manter toalhas e tapetes molhados lá dentro.

E se o mofo já estiver lá?

Retirar o mofo não é uma tarefa fácil, principalmente em áreas maiores. Mas a boa notícia é que existem produtos de fácil acesso que podem ajudar muito nesse tipo de limpeza. Veja alguns deles:

1. Água sanitária

Misture 1 xícara (chá) de água sanitária com 2 xícaras (chá) de água em um borrifador. Espirre na área afetada pelo mofo e esfregue. Se necessário, repita o processo.

2. Bicarbonato de sódio

Misture bicarbonato de sódio com detergente líquido e água até formar uma mistura pastosa. Passe na região mofada com o auxílio de uma esponja ou escova, deixe o produto agir por alguns minutos e enxague.

3. Vinagre

Despeje vinagre branco em um recipiente vaporizador e deixar o produto agir por aproximadamente 1 hora. Não esqueça de manter o banheiro bem arejado durante esse período. Despeje água quente na área do mofo e seque o local com um pano limpo.

Com essas dicas, você evita que seu banheiro crie mofo e evita o surgimento de doenças associadas à umidade excessiva. Além dos banheiros, as dicas também são válidas para outros ambientes afetados pela umidade e infiltração.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like