Alugar ou comprar um imóvel?

0 Shares
0
0
0

Muitas pessoas ficam indecisas na hora de comprar ou alugar um imóvel, medindo e comparando todas as vantagens, desvantagens e condições entre essas duas alternativas. De fato, para fazer essa escolha deve-se considerar o estilo de vida do morador, o mercado, a economia, entre vários outros fatores no intuito de fazer o melhor negócio.

Os que preferem comprar imóveis normalmente possuem mais estabilidade financeira, não têm planos de mudar de cidade ou país a curto prazo, sentem-se mais confortáveis e realizados com sua “casa própria”, estão preocupados em deixar o bem para as gerações futuras da família e não têm dúvidas sobre a região que escolheram para morar, ou seja, poderiam imaginar-se morando no mesmo local por longos anos.

Já quem opta por alugar possui um perfil diferente. Estes, por sua vez, não têm tanta certeza de onde pretendem morar a longo prazo, uma vez que ainda estão em fase de planejamento de suas vidas, gostam de viajar e variar o local para morar frequentemente, não possuem apego e não enxergam como prioridade ter uma casa própria. Esse perfil de morador, quando não têm planos de deixar herança, defendem o argumento de que na compra de imóveis a pessoa paga parcela durante muitos anos, o que não seria muito diferente de pagar o aluguel todo mês.

Algumas vantagens do aluguel em relação à compra de imóveis, é no que se refere a manutenção do mesmo. Enquanto o local é seu, você é o responsável por procurar informações e arcar com todas as despesas envolvendo reparos e consertos. Já o aluguel tem a comodidade de deixar todas essas responsabilidades a cargo do proprietário nesse quesito. Ainda, no caso de desejo de mudança de endereço, devido a fatores burocráticos principalmente, é muito mais fácil deslocar-se de um apartamento ou casa alugado para outro, do que de um imóvel próprio em que você ainda terá que se preocupar em vender ou alugar o atual, na maioria dos casos.

Essa questão, no entanto, é extremamente pessoal e só quem está alugando ou comprando poderá dosar de acordo com suas preferências, condições financeiras e hábitos de vida para chegar a uma conclusão mais assertiva.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like