Textura do topo de página do site da Veneza

Um pedaço do Japão em Londrina

Entre um dos lugares mais visitados e interessantes de Londrina, no estado do Paraná, é..

Sem comentários

Buscar posts:

Entre um dos lugares mais visitados e interessantes de Londrina, no estado do Paraná, é a famosa Praça Tomi Nakagawa ou também chamada de Praça do Centenário da Imigração Japonesa Tomi Nakagawa.

A praça, que foi inaugurada em junho de 2008, encontra-se no centro da cidade e expõe diversos símbolos e elementos que remetem a cultura japonesa.

No desenvolvimento do projeto arquitetônico da praça houve o cuidado de equilibrar as necessidades do meio urbano com as peculiaridades de um original jardim japonês. Um exemplo disso são os portais, também conhecidos como torii, localizados na Avenida Leste Oeste e na Rua Mato Grosso, que simbolizam a transição do profano ao sagrado. Os pilares representam o céu e as vigas, por sua vez, a terra.

O chafariz também possui simbologia, sendo a água nesse caso, a representação da vida. O uso do mosaico no piso não foi ao acaso, seu desenho, cores e texturas foram introduzidos como forma de representar a areia do tradicional jardim japonês.

A praça ainda conta com um monumento de extrema importância que possui altura de vinte metros, e é na verdade uma obra comemorativa que remete à força da comunidade japonesa. O local em que a obra foi instalada também foi planejado propositalmente de forma que o sol pudesse atravessar por entre as torres projetando, consequentemente, sua luz sobre a pedra, simbolizando a iluminação do espírito dos imigrantes que chegaram em Londrina na década de 30.

O memorial demonstra a receptividade dos paranaenses aos imigrantes japoneses que estampa 104 nomes de pioneiros.

É possível observar ainda muito mais símbolos e beleza nos jardins e monumentos da praça, como o “gazebo do chá”, a ponte, a pista de reflexologia, as árvores e flores típicas dos jardins japoneses evidenciando a transição entre as estações do ano.

Como a praça Tomi Nakagawa pode demonstrar, Londrina está sempre de braços abertos a novos moradores com todo seu charme.

Sem comentários