24/01/2024
7 dicas para você realizar o sonho da casa própria em 2024
Quando o ano começa, muitas pessoas selecionam metas e objetivos para realizar nesses 365 dias,..
Sem comentários
Dicas
Mercado
Quando o ano começa, muitas pessoas selecionam metas e objetivos para realizar nesses 365 dias, comprar a casa própria é o sonho de muita gente para este novo ano, pois ela traz mais liberdade, é um investimento a longo prazo e uma ajuda incrível para quem busca ter segurança financeira.
Se você é uma das pessoas que pensam que pra realizar esse sonho precisa ter muito dinheiro guardado, está muito enganado, com organização é possível realizar a compra do seu imóvel em um curto período de tempo e sem comprometer totalmente a sua renda. Mas para que esse sonho se torne realidade, é preciso tomar alguns cuidados e seguir as dicas que separamos abaixo:
1 – Organização financeira é o primeiro passo para quem deseja investir na casa própria: se organizar financeiramente é saber quanto entra, quanto sai e quanto sobra todo mês na sua conta bancária. Assim você saberá qual valor real poderá investir, eliminando gastos supérfluos para conseguir economizar ainda mais dinheiro.
Para que essa organização saia do papel, utilize planilhas ou aplicativos de organização financeira, assim sempre que você gastar qualquer dinheiro, você conseguirá anotar em seu dispositivo e controlar todos os seus gastos por ali mesmo. Além disso, é importante também investir o dinheiro que “sobrar”, algumas aplicações possuem a opção de retirar o dinheiro a médio e curto prazo e possuem um bom rendimento, sendo possível utilizar esse valor para a entrada do imóvel.
2 – Se você tiver dívidas, se livre delas, se não tiver, fique longe delas: as dívidas são um grande empecilho para quem corre atrás do sonho da casa própria, pois muitos bancos não financiam imóveis para pessoas que possuem restrições e dívidas no CPF. Se livrar das suas dúvidas é o principal passo da organização financeira.
Uma forma de tornar isso realidade é utilizando a opção de renegociar a sua dívida, muitos bancos oferecem essa opção, tornando-as mais baixas do que são ou trazendo a opção de parcelar o valor. No próprio aplicativo do Serasa é possível encontrar a opção de renegociação, mas fique de olho porque as próprias empresas e instituições bancárias também oferecem ofertas imperdíveis para limpar o nome.
3 – Conheça todas as opções de financiamento: comprar uma casa de forma financiada é fácil para quem segue todos os requisitos dos bancos e não possui dinheiro disponível para pagamento à vista. Existem opções de parcelas que cabem no bolso, além de opções para parcelar a entrada do imóvel também.
Um dos principais programas de financiamento é o Minha Casa Minha Vida, ele tem como objetivo financiar imóveis para famílias com renda de até R$7 mil, com financiamento facilitado e com taxa de juros de 4,5% ao ano e prazo de 30 anos para o pagamento. Além dessa opção, existem diversas outras de financiamento, principalmente para quem busca também a opção de investir em imóveis na planta, pois as construtoras também possuem programas de financiamento facilitado.
4 – Pesquise muito bem antes de realizar a compra: muitas vezes a compra de um imóvel é um investimento para a vida toda. Por isso pesquisar muito bem antes de realizar esse sonho é fundamental, ela é muito importante na busca pelo imóvel ideal. O preço é um dos fatores que determinarão a compra do imóvel, mas além dele, existem outros importantes a serem considerados: condições do imóvel, localização, acessos disponíveis próximo do local (como ponto de ônibus, mercados, escolas e hospitais), acesso ao bairro, entre outros.
Como já falamos em textos anteriores, mesmo que você vá comprar um imóvel na planta, pesquise bem sobre a construtora antes de fechar negócio, visite o local onde o empreendimento será construído, prestando atenção não só na estrutura, mas também na localização e leia o contrato com muita atenção, de preferência com a ajuda de um profissional.
5 – Os custos não se resumem apenas no valor do imóvel: você sabia que quando comprar um imóvel, não pagará apenas o valor dele? Existem diversas taxas que precisarão ser pagas para que o imóvel esteja legal e no seu nome. Entre esses gastos extras estão o ITBI, o registro de imóveis e até mesmo a mudança e todo o custo que envolve mobiliar uma casa nova.
Calcular todos esses gastos serão importantes para você não ter surpresas no orçamento, fazendo uma organização financeira ideal para quem deseja comprar uma casa nova.
6 – Saiba se é o momento certo para fazer esse investimento: um dos principais cuidados na hora de comprar um imóvel é avaliar se você está no momento certo pra isso. Evite comprar se você está no início da sua carreira, no período de experiencia do trabalho novo, ou se você tem a possibilidade de mudar de cidade ou estado a curto e médio prazo.
Saber qual o momento certo para investir é ideal para que esse momento não cause estresse e não limite a capacidade profissional e financeira do comprador.
7 – Saiba avaliar o custo de vida da região escolhida: a localização é muito importante na hora da escolha da casa nova, ela pode ser perto do seu trabalho, da escola ou faculdade dos seus filhos, perto de mercados… Mas isso não é o único fator a ser avaliado, é importante conhecer e avaliar o custo de vida da região que você irá morar. Viver em um bairro nobre ou em um bairro mais popular trará uma grande diferença nos gastos diários, pois tudo isso influencia no valor de alimentação, vestuário e até transporte.
Sem comentários