10 tipos de plantas para cultivar em apartamento

0 Shares
0
0
0

O contato com a natureza não faz parte da rotina daqueles que vivem em prédios. Por esse motivo, as pessoas estão procurando meios de cultivar suas próprias plantas. Não é porque não temos um quintal que não poderemos ter plantas em casa, certo?

Mesmo morando em apartamentos pequenos, alguns tipos de plantas sobrevivem muito bem com pouca luz, algumas até precisam de sombra ao invés de sol. Saiba quais são as melhores plantas em apartamentos pequenos.

Navegando pelas redes sociais você vai encontrar inúmeras inspirações de plantas para apartamento. Além de agregarem na decoração com seu charme, cultivar plantas ainda possui diversos benefícios.

Benefícios das plantas 

Além de tornar o lar mais charmoso, as plantas possuem inúmeros benefícios para quem reside ou visita o ambiente. Para isso, é necessário escolher o tipo de planta baseando-se nas suas características e necessidades. Se você busca uma planta umidificadora, por exemplo, a cumprem bem esse papel.

Algumas plantas, além de decorativas, podem ter um caráter funcional, sendo utilizadas para temperar ou servir como remédios, assim como o Alecrim ou as folhas do Boldo.

Até mesmo o simples fato de ocupar a mente com as tarefas de jardinagem (plantar, regar, adubar, cortar etc.) já funciona como uma forma de terapia, principalmente para quem tem rotinas de trabalho muito estressantes e cansativas.

Mini Cacto

Existem diversos tipos de cactos e cada um deles pode exigir uma rotina de cuidados diferente. O mini cacto não precisa de muito sol ou água. Lembre-se sempre de checar a terra. Se ela estiver seca, deve ser regada para umedecê-la, o que geralmente pode acontecer uma vez por semana.

Palmeira-ráfia

A Palmeira-ráfia é originária da china, ela possui caules finos e longos, que se assemelham um pouco ao bambu. Seu crescimento é lento e ela deve ser cultivada à meia-sombra e regada semanalmente.

Samambaia

Umas das mais conhecidas da lista, a Samambaia é dividida em 8 tipos e cada um deles, tem os seus critérios: Mini-samambaia, Samambaia Amazonas, Samambaia Americana, Samambaia Argentina, Samambaia Renda Francesa, Renda Portuguesa, Samambaia Paulistinha e a Asplênio. Cada uma delas possui características distintas, mas todas são excelentes plantas para apartamentos.

Suculentas

Pequeninas e muito charmosas, as suculentas são as plantas para apartamento preferidas. Elas podem ter vários formatos e tamanhos, espécies, cores e aspectos e saem na frente no quesito sobrevivência.

Isso porque, são da família dos cactos, conhecidos por suportar grandes temperaturas, muita luz com pouca água.

Palmeira Raphis ou Rafis

Muito confundida com a Palmeira Rhaphia, a Palmeira Raphis ou Rafis possui outras características. É uma planta de meia sombra e só precisa de água uma vez por semana.

Jibóia

A jibóia se adapta facilmente e é daquelas plantinhas que não precisam de luz solar mas precisa de solo sempre úmido, mas não encharcado. Ela fica linda em vasos suspensos ou em cima de prateleiras.

Lírio da paz

Muito delicado no quesito exposição ao sol, o Lírio da paz não pode receber luz direta do sol. Sendo assim, ambientes com sombra são seus melhores amigos. O solo deve ficar úmido, ele exige em média 3 irrigações semanais. Cuidado: essa é uma planta tóxica, então mantenha crianças e animais longe dela.

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é mais rústica do que as demais e demanda menos cuidados. Ela é ótima para ser deixada em cantos e até nas entradas e halls, em varandas banheiro e até mesmo áreas externas e expostas ao sol. Pode ser regada até 3x na semana.

Antúrio

Perfeita para lugares pouco iluminados, o Antúrio é mais usado em vasos. Sua cor destaca o local em que é posto, mas não deve ficar em ambientes totalmente escuros, caso contrário seu crescimento será prejudicado. A irrigação pede muita umidade, então deve ser feita 3 ou 4 vezes por semana.

Bromélia

Apesar de existirem diferentes tipos de bromélias, seus cuidados são bastante semelhantes. Quanto mais escuras forem suas folhas, maior é a necessidade de luz. Em geral, a maioria das espécies aprecia claridade, algumas podem ser cultivadas em sol pleno e outras preferem áreas de sombra como a Aequimea, Guzmania, Bromélia-zebra e a Vriésia.

Agora que você conheceu diversos tipos de plantas que podem ser cultivadas em apartamento. Lembre-se de manter seu pet longe das plantas tóxicas e pesquisar a frequência de sol e irrigação de cada uma delas.

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *